sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NASCEMOS PARA SER O QUE SOMOS


Quanto mais eu me aprofundo no estudos filosóficos lendo Schopenhauer, Kant, Descartes, Nietzsche, Sartre, Spinoza  e ouros, chego à triste conclusão de que não somos seres livres, tudo neste mundo já está traçado nos mínimos detalhes, se tentamos mudar o curso seja ele qual for,  uma avalanche aterradora cai sobre nossa cabeça, não adianta fazer nada, aquela história do cavalo arriado que passou por você e você não o viu e assim perdeu a chance de vencer na vida é pura balela, é conversa pra boi dormir, os livros de autoajuda são na verdade  o conto do vigário, porque na verdade tudo já está delineado, somos programados até para morrer, sei que estou sendo pessimista mas esta é a grande verdade, a Internet está aí constatando tudo o que estou dizendo, o sujeito solta um ‘pum’ e vira uma celebridade no dia seguinte, já o outro faz das tripas o coração e no entanto não acontece nada, portanto, tudo isso tem uma explicação que se chama determinismo, tudo já está praticamente programado, não existe esta de que fulano chegou na hora certa, existe sim que ele já estava estipulado para estar naquele determinado lugar, você veja bem, Elvis Presley gravou um disquinho numa obscura gravadora de sua pequena cidade para dar de presente à sua mãe e, como num conto de fada, este disco virou um sucesso tão grande que o levou a ser o maior astro da música do seu país e do mundo, eu poderia mencionar aqui outros exemplos que certamente farão a gente chegar à conclusão de que tudo já está predestinado, se não fosse assim, todo mundo seria alpinista, confesso que é realmente uma maneira de pensar bastante perigosa pelo fato de que do jeito em que eu estou expondo minha teoria, ninguém é culpado neste mundo pelos atos ruins que praticou, Judas, neste caso, seria digno de perdão.
Muito bem, o mundo é na verdade manipulado sei lá por quem, mas tem uma coisa, apesar de toda essa manipulação, nós ainda somos seres livres e o que é ruim podemos evitar, o problema é que a coisa é muito difícil, já estamos traçados para o bem e para o mal, ou melhor, para os dois, a vida é muito complexa, além do nosso DNA que controla nossa parte física e química, temos também o lado genético que nos fala alto no correr da existência e existem dois tipos de genes, um é egoísta e o outro é altruísta, e aí mora a questão, tem hora que acho o seguinte, nossa realidade é totalmente controlada, o jeito é deixar o barco navegar tranquilo e ver no que vai dar, tente remá-lo e verá que os problemas logo surgirão, parta do princípio de que você não pediu para estar aqui, procure ser indiferente, faça o que lhe foi determinado e pronto, o resto virá não como acréscimo e sim porque ele já está lá na frente lhe esperando e, quer saber de uma coisa, foda-se a Baronesa e deixe as coisas acontecerem, elas certamente lhe chegarão.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?