sábado, 31 de agosto de 2019

ESTAMOS SOZINHOS



Segundo o físico renomado Marcelo Gleiser, não existe arquiteto cosmógrafo e a ideia monoteísta de que tudo está engajado à uma única coisa, já vem sendo refutada desde a Antiguidade até os dias de hoje pelos estudiosos e nenhum deles encontrou Deus, porque fazem isso á luz da ciência que abre a cabeça do homem à conclusão de que tudo parte da natureza. Mesmo assim, nossa razão não tem como entender o mundo porque existe mais coisas que não podemos ver a olho nu e nem com a ajuda de instrumentos. 
Ao contrário das religiões que não passam do campo da especulação, com 400 anos de ciência, notamos que cada vez perdemos mais a importância no Universo, descobrindo que vivemos num sistema solar completamente morto, tornando-nos neste caso em verdadeiras vítimas à mercê de um mundo tremendamente hostil e sem ninguém lá encima velando por nós, pelo menos é o que sentimos através do seu silêncio e indiferença, caso exista. Como você pode ver, se uma ideia não for bem apresentada, ela perde a credibilidade e aí, ela está explanada para quem quiser contestar com argumentos que possam me convencer e assim, confesso que mudarei de ideia.

anibal werneckfreitas, em 31/08/2019.
A tarde cai todos os dias, 
mas um dia eu que vou cair.
Ninguém quer ouvir a verdade, 
preferindo viver na mentira.

Cada instante é um pedaço 
de vida que não volta mais.
A vida não é um delírio e sim, uma 
dura realidade, cujo final é tudo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Ateísmo, Imbatível e Cristalino


Gosto de estudar as religiões, o que não significa que eu seja um religioso. Já fui, hoje não sou mais. Esta posição ateísta foi tomada em 2014, depois que li o livro, Ensaios sobre o Ceticismo, de Plínio Junqueira Smith e Waldomiro Silva Filho. 
Confesso que de lá pra cá, tenho procurado nas religiões, argumentos que me façam voltar atrás, todavia, quanto mais as estudo, mais vejo que elas não passam de fantasias criadas pelo próprio homem. 
Pois é, deste modo, faço questão de deixar aqui, bem claro, a minha descrença para que não haja mais confusão.
Quando canto uma música religiosa, eu a vejo simplesmente como arte. Quando falo em espiritualidade, eu me refiro aos sentimentos humanos, amor, ódio, paixão... nada a ver com espíritos desencarnados. 
É bom lembrar que existem ateus famosos como, Sam Harris e Comte Sponville, que falam nos seus livros a respeito da espiritualidade sem religião. 
Quando digo que o ateísmo é acomodado, não significa que eu deixei de ser ateu, digo isso, porque realmente ele nos traz uma tranquilidade espiritual muito grande, e, mais uma vez, nada a ver com espírito ou alma no sentido religioso.
Agora, eu não nego o valor das religiões para o estudo da Metafísica. O problema é que a Metafísica é um gato que não existe e que você o imagina dentro de uma caixa.
A bem da verdade, eu tentei e às vezes tento, mas o ateísmo é um argumento imbatível e cristalino, não dando margens pra ninguém enganar ninguém.

anibal werneckfreitas, em 30/08/2019.
Somos do aqui e do agora.

Fantasiar é fugir da realidade.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Para aliviar meu coração

É com muito pesar que escrevo estas linhas em minha defesa. Indo direto ao ponto, em momento algum desrespeitei a religião de quem quer que seja. Na verdade, o que fiz até aqui, foi expor as minhas ideias que se codificaram através de muita leitura, portanto, não foi de ontem pra hoje. 
Assim como respeito o seu credo, eu exijo que o meu seja respeitado também.
Até neste instante, eu tenho a consciência tranquila de que não estou enganando ninguém, estou sendo sincero. Além disso é bom lembrar que a Constituição Federal de 1988 deixa bem claro a laicidade, ou seja, a liberdade religiosa (crença, culto e organização) e seus desdobramentos (direito ao ateísmo, ao agnosticismo e ao sem religião), com a proibição do Estado intervir.
Além disso, temos a ATEA, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. 
Pois é, falamos tanto em preconceitos, que os seres humanos devem mudar e, no entanto, quando alguém diz que não acredita em Deus, na mesma hora é transformado na figura do demônio, sofrendo desaforos e ameaças, por quê? Ser ateu, agnóstico ou irreligioso é crime? Se é crime, por que está na Constituição de 1988 como algo lícito?, um cidadão não deve desrespeitar a sua Constituição.
Agora, existem muito ateu que tem medo de sair do armário, por causa de represálias ou perder o status quo, o que é um absurdo em pleno século XXI.
Deste modo, antes de sair por aí atirando pedras, pare e reflita sobre a barbárie que está cometendo.
Concluindo, quero deixar em evidência, que não guardo nenhuma mágoa daqueles que me ofenderam e para terminar fica aqui a frase dita pelo próprio Papa Francisco I, Melhor ser ateu do que católico hipócrita.

Anibal Werneckfreitas, formado em História.
JF, 20/08/2019.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Visgo / Meslier, o primeiro padre ateu.


Países quanto mais religiosos são mais perigosos.


O escritor português, José Saramago, dizia que a Igreja se preocupa mais com os corpos do que com as almas. Os cristãos
quando acuados se defendem dizendo que se Jesus Cristo fosse uma farsa, ele não estaria sendo cultuado até nos dias de hoje.
A resposta é simples, porque ele (Jesus) é o esteio dos poderosos e ninguém parece perceber isso.
Por outro lado, Buda que viveu 500 anos antes de Jesus está aí firme e forte, na terceira maior religião do mundo, o Budismo.
Acontece que estamos em pleno século XXI e as coisas não mudaram, ao contrário, pioraram. Quanto mais surgem igrejas, mais desgraças acontecem. Isto, quando não é em nome de Deus.
Não faz muito tempo, eu vi um vídeo, onde um religioso se defende, dizendo que o maior índice de suicídios acontece em países ateus como, Dinamarca, Noruega...
Mentira, este cara precisa se informar melhor, porque os países que têm o maior índice de suicídios são países pobres, com uma maioria esmagadora de  religiosos como, Guiana, Sri Lanka, Suriname, Moçambique,Tanzânia, Nepal, Cazaquistão, e por aí vai.

Anibal Werneckfreitas, Jf, 14/08/2019.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A Abominável Noite De São Bartolomeu


A própria Igreja Católica foi a culpada da cisão entre católicos e protestantes huguenotes. 
Em momento algum, Lutero, o reformista protestante, pensou em se separar dela, o que ele queria era reformar as práticas reprováveis e pecaminosas que estavam levando a instituição eclesiástica à zombaria de muitos. 
Por ser demasiadamente arrogante, a Igreja não lhe deu atenção e deste modo, a separação foi inevitável, ou seja, de um lado, católicos e do outro, protestantes. Caso contrário, o mundo estaria bem melhor hoje, disso não tenho a menor dúvida.
Pois bem, mesmo assim, os ditos protestantes não queriam se separar, mas a fatídica noite de São Bartolomeu, 23/24 de agosto de 1572, além de manchar a História da França, acabou de vez com esta esperança de união. 
Esta noite foi um verdadeiro massacre aos huguenotes, a mando dos reis católicos franceses. Tudo fora combinado dias antes, sob a autoridade da rainha Catarina de Médici.
Nesta época havia um líder huguenote, chamado Coligny, odiado pelos católicos. Por isso mesmo, na noite, de 23/24 de agosto de 1572, de São Bartolomeu, ele foi pego de surpresa em sua casa e morto de forma cruel.
Conta a História, Coligny acordou com um barulho de bacamarte, pulou da cama, vestiu o roupão e fez algumas orações. Em seguida, ouviu a voz de Cosseins, Abra a porta em nome do Rei! Sem nenhum medo, mandou Labonne, que estava com a chave, abrir a dita cuja. Deste modo, Labonne foi morto pela adaga de um dos homens armados de couraças, que entraram de forma violenta no seu quarto, e, um deles, chamado Besme, lhe perguntou, Você é Coligny? Sem nenhum medo, respondeu, Sim sou eu! E, enquanto respondia, Besme lhe deu um golpe de espada tão forte, que o seu rosto ficou desfigurado. Assim que ele tombou morto, os sinos da igreja de Saint German-l'Auxrroir ressoaram. 
Esperando por este sinal, os parisienses católicos se atiraram sobre os protestantes huguenotes, matando homens, mulheres e crianças. Famílias inteiras foram arrastadas de suas casas para as ruas, onde eram mortas por espadas, lanças, porretes, bacamartes, enfim, com o que o algoz tivesse nas mãos e sem a menor piedade. Quanto mais matavam, mais os sinos das igrejas católicas badalavam. Foi uma noite de inexplicável terror. 
O cadáver nu de Coligny foi jogado do terceiro andar de uma das casas. A cena era dantesca, com mulheres tentando proteger seus filhos em vão. 
No dia seguinte, Paris estava coalhada de cadáveres. E, para se livrar dos restos mortais dos huguenotes, o povo ajudou os soldados a jogá-los no rio, que por sua vez, ficou totalmente contaminado.
Devido a este deplorável acontecimento, nas mentes protestantes, o Catolicismo ficou como uma religião sanguinária e traiçoeira.
Pois é, como se não bastasse, com a cabeça cortada de Coligny, o Papa Gregório XIII enviou ao rei francês a condecoração, a Rosa de Ouro. Além disso, o papa encomendou um Te Deum (A te Deus) para ser cantado em ação de graças e, também, uma medalha foi cunhada, mostrando um anjo com uma cruz e uma espada, acima dos cadáveres semi-nus dos protestantes huguenotes. [saber salva]

Nota, Um bacamarte (do francês braquemart) é uma arma de fogo de cano curto e largo, parecendo uma garrucha alongada, alargada na boca e reforçada na coronha.


Anibal Werneckfreitas, 12/08/2019.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O Preconceito com as Religiões Afro


O Preconceito é o pai de todos os males, seus filhos são o Ódio, a Ofensa, a Tolice, o Equívoco, o Ressentimento, a Lisonja, o Desprezo, o Egoísmo, a Violência, a Ignorância e outros.
Pois bem, desta vez falo do preconceito da sociedade para com as  religiões de origem afro, como o Candomblé e a Umbanda. 
Entrando direto no assunto, vamos raciocinar. Se estas religiões afros fossem de origem européia e o Cristianismo de origem africana, a situação seria invertida, disso não tenho a menor dúvida. A História nos mostra que as religiões dos subordinados sempre foram demonizadas pelas dos dominadores. 
No caso do Brasil, os negros vieram como escravos, não preciso dizer mais nada. Está aí o fato de que a nossa civilização ocidental foi forjada em cima do Preconceito. O resultado não poderia ser outro e é por isso que hoje vivemos este caos, como a destruição de congás e a perseguição aos seus seguidores. 
Todo mundo merece ser respeitado, cada um é o que quer, liberdade de pensar, desde que não faça mal a ninguém.
A gente observa que muitos vão aos terreiros e têm vergonha de falar. Poxa, é um preconceito monstruoso, e, defendê-los, publicamente, nem pensar.
Deste modo, vejo que é muito triste quando a ignorância toma conta, porque nada acontece sem uma causa.

Nota, A palavra Macumba assusta meio mundo, no entanto, não passa do nome de um antigo instrumento de percussão usado nos cultos afros. 

Anibal Werneckfreitas, em 08/08/2019.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Quem se preocupa muito com as coisas de cima, perde a beleza do que está aqui embaixo, a vida é pra ser curtida, porque depois é só depois.
Quem não é famoso, torna-se pastoso.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Por Um Mundo Totalmente Humano


Leio jornais e revistas, comumente, e em momento algum vejo uma notícia em prol do ateu, que é considerado a minoria das minorias. Uma pesquisa foi feita pra candidato ateu à Presidência, afim de mostrar até onde a população brasileira o considera, o resultado foi terrível, passando por todas as minorias, ele ficou em último lugar.
Haja visto que neste país, só 3% são ateus convictos contra 93% dos que se dizem crentes. 
Durante a campanha pra vereador de São Paulo, o candidato ateu, Edmar Luz (PPS-SP) foi agredido na rua, quando distribuía santinhos, falando sobre sua opção ateia.
Confesso que não consigo entender tal procedimento torpe de um cristão, sabendo que Jesus ensinou o perdão e o amor ao próximo.
Por sua vez, ainda me lembro do Datena, no seu programa
televisivo, dizendo, que as penitenciárias estavam cheias de ateus e, por infelicidade, colocou no ar uma pesquisa feita nos presídios, resultando que a maioria esmagadora acreditava em Deus. Mediante a esta ação, ele foi processado e multado pela ATEA, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, representada na Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP. Pois é, problema é que pouca gente sabe disso e acredito que nem o Datena sabia.
Antes de tudo, é bom lembrar que o Brasil é laico e está na Constituição, Qualquer agressão a um ateu é crime por lei.
O problema é que todo mundo tem medo de assumir a causa do ateu, desde o governo até os meios de comunicação, passando por grandes empresários.
Sendo assim, alguém tem que levantar esta bandeira e tornar o mundo mais humano. Assim como você tem o direito de acreditar, eu tenho o meu de não acreditar. Pascal, um grande pensador cristão, dizia que não via nenhuma diferença entre o crente e o descrente, porque pra Deus ambos são seus filhos.
Só pra terminar, uma curiosidade, Você sabia que a igreja Católica e os judeus são os mais tolerantes com o Ateísmo? Existe um livro, no qual o Papa Bento XVI discute com um ateu numa boa. 
Deste modo, não vejo razão nenhuma pra tanta beligerânçia de ambas as partes, se a questão é tratada com respeito até  pelas autoridades religiosas.

Nota, De tanto ver o ateu nesta situação injusta, resolvi escrever este texto pra ficar com a minha consciência em paz, creio que agora vou dormir mais tranquilo. Ser ateu não ofende a ninguém. E só pra terminar de vez, Você sabia que o ateu é o que mais fala em Deus?

Anibal Werneckfreitas, em 07/08/2019.

A Espiritualidade Independe do Crente e do Descrente


Negar a nossa espiritualidade é pura idiotice, porque ela existe no amor, no ódio, na emoção, no remorso, na tristeza, na alegria e por aí vai. Na verdade, a função espiritual é a mais elevada no ser humano, o que nos difere dos demais animais, que só vivem através do instinto. A imaginação, por exemplo, só existe na alma humana. A espiritualidade é tão própria, que independe de qualquer religião. Até mesmo alguns ateus a levam em consideração, como André Comte-Sponville, no seu livro, O Espírito do Ateísmo. Segundo o filósofo Schopenhauer, O homem é um ser metafísico. 
O cérebro, na verdade, existe como um instrumento da alma para se comunicar, assim como os animais, todavia, estes não têm noção de sua existência. Por mais perfeito que seja um robô, com um cérebro igualzinho ao do homem, jamais terá a consciência de sua existência. O espírito é uma porta aberta da nossa finitude física para a eternidade e da nossa relatividade para o absoluto.
As religiões são, na verdade, resultados desta procura espiritual por um mundo melhor além-túmulo. 

Spirituality Does Not Depend on the Believer and the Unbeliever


Denying our spirituality is pure idiocy because it exists in love, hate, emotion, remorse, sadness, joy and so on. In fact, the spiritual function is the highest in humans, which is different from other animals, which live only through instinct. Imagination, for example, only exists in the human soul. Spirituality is so unique that it is independent of any religion. Even some atheists take it into account, such as André Comte-Sponville in his book, The Spirit of Atheism. According to philosopher Schopenhauer, Man is a metaphysical being.
The brain, in fact, exists as an instrument of the soul to communicate, just as animals, however, are unaware of their existence. As perfect as a robot is, with a brain just like man's, it will never be aware of its existence. Spirit is an open door to our physical finitude for eternity and our relativity to the absolute.
Religions are actually the result of this spiritual quest for a better world beyond the grave.

Anibal Werneckfreitas.

VAMPIRANDO