sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O Homem Ereto


O tamanho do cérebro não corresponde ao saber mais. Por exemplo, o homem neandertal era mais atrasado que o cro magnon (nosso ancestral direto), no entanto, tinha o cérebro maior. 
Com o passar do tempo, o homem, que andava de quatro, passou a bípede, e isto foi determinante para o seu desenvolvimento cultural, se distanciando cada vez mais dos outros animais, porque passou a produzir objetos necessários à sua sobrevivência. Por outro lado, esta postura ereta passou a afetar a espinha dorsal, daí a razão do altíssimo número de pessoas com problema de coluna espinhal, hoje em dia. Por sua vez, esta postura ereta passou a intimidar até mesmo animais ferozes, além de facilitar a esquadriar o território à sua volta. Deste modo, o homem que era intermediário na cadeia alimentar, passou para o topo, digo isso, pelo fato de que, antes, ele se alimentava do tutano extraído do osso da presa deixada pelos predadores como leões e hienas.
As mulheres tinham os quadris estreitos em relação aos demais animais e isso dificultava muito o parto, causando muitos óbitos. Já aquelas cujo bebê nascia prematuramente, o resultado era mais positivo. Deste modo, o homem passou a nascer muito imaturo,
daí,  a diferença dele para com os animais, que já nascem prontos pra procurar sua própria comida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?