sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Neanderthal X Homo Sapiens

O fogo foi um marco na química e na biologia do homem. Com ele os humanos passaram a cozinhar seus alimentos e isso trouxe grande benefício, encurtando o intestino e aumentando o cérebro. Enquanto um chimpanzé demorava 5 horas pra comer seu alimento cru, o homem em 1 hora resolvia o problema com o seu cozido.
Por outro lado, o fogo ajudava a protegê-lo dos animais ferozes. Diferente dos animais que gastavam muita energia pra dominar uma única presa, uma simples mulher, com duas pedras, punha fogo, em gravetos, que se alastrava num bosque inteiro, de forma controlada, facilitando depois, a aquisição de animais e tubérculos carbonizados, para alimentar uma tribo inteira. Deste modo, o homem passou a ter tempo pra se dedicar a outra tarefas, que aos poucos foram abrindo novos horizontes.
A maioria dos cientistas concordam que o Homo Sapiens, idêntico a nós, surgiu na África Oriental, prova disso é a civilização egípcia. Daí pra frente se espalhou pela península arábica e também por toda a Eurásia, onde se depararam com outros povos como os neandertais, mais baixos na estatura, cabelos loiros e bem mais fortes na musculatura. Mesmo com essa miscigenação, tanto o homo sapiens quanto os neandertais, permaneceram distintos, por serem os dois povos mais adiantados. Se houve um Romeu Sapiens e uma Julieta Neandertal é provável que a união tenha gerado filhos não-férteis. Ao contrário do que muita gente pensa, os neandertais cuidavam dos seus doentes e debilitados, eliminando a ideia de que eram brutos e estúpidos. O interessante é que os neandertais
desapareceram, todavia, existe uma teoria de que a humanidade é formada de todos os povos que existiram na face da Terra.
Voltando ao desaparecimento dos neandertais, é provável que eles foram dizimados no confronto constante com os sapiens que eram mais inteligentes e tinha uma técnica mais avançada.
É fácil imaginar isso, uma vez que hoje, o Homo Sapiens é capaz de exterminar o seu semelhante por questões como, divergências no credo, competição por recursos naturais, preconceito racial e outras. Agora, pense tudo isso com dois povos distintos, de um lado os neandertais e do outro o homo sapiens, seria o caos. É fácil visualizar um mundo terrível pelas premissas, Jesus seria neandertal ou sapiens?, o Paraíso, dos neandertais ou dos sapiens?, daí por adiante, seria um inferno.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMPIRANDO