domingo, 31 de março de 2013

NÃO SOMOS SERES ESPECIAIS





somos seres especiais? pelo visto, acredito que não. o que somos então? um produto fantástico da natureza, mas nada de especial para ela. por que? pelo fato dela [a natureza] seguir o seu caminho, tranquila, sem a nossa presença. se não somos especiais, por que ela nos dotou de inteligência? pelos estudos científicos foi comprovado que somos uma evolução que começou com a ameba. o que você quer dizer com isso? quero dizer que não somos especiais porque não fomos feitos de uma hora pra outra. mas o que acontecerá com a natureza se deixarmos de existir? já lhe disse, nada! sua visão é muito pessimista. olhando por este ângulo, sim. como assim? veja bem, se você parar pra pensar entre o existir e o não existir, verá o ângulo otimista da questão. isso quer dizer que a existência é o nosso único mérito? claro, e, não mais do que isso. deste modo, a nossa vida perde o sentido. para quem se julga especial eu até concordo, todavia, para aquele que curte a vida, cultivando cada momento e ajudando o próximo, a vida ganha sentido tornando-se totalmente prazerosa, e assim, estaremos valorizando cada segundo vivido, nos sentindo privilegiados porque não existe coisa melhor que isso, acredite! 

anibal werneck de freitas. 

terça-feira, 26 de março de 2013

SUASSUNA, O DOM QUIXOTE BRASILEIRO




suassuna é realmente fantástico, um brasileiro brasileiríssimo, que do alto dos seus 80 anos continua batalhando pela nossa cultura que a cada dia se torna mais distante dos meios de comunicação que teimam em divulgar a cultura alheia, tornando o nosso país um lugar estranho às suas raízes, o povo não tem culpa porque o que é nosso é omitido  pela mídia, é uma tristeza sem par ver o que estão fazendo com  o que é realmente nosso. qualquer artista de fora tem toda a regalia no nosso meio, enquanto que o nosso artista de raiz sofre restrições para se apresentar lá fora e, nós, continuamos valorizando qualquer porcaria importada. parabéns, suassuna, pelo seu espetáculo, precisamos sair deste colonialismo que parece não ter fim e o pior é que temos uma defasagem muito grande de suassunas, e, pelo andar da carruagem, acho que o nosso brasil vai acabar num buraco negro fazendo, plim-plim!

anibal werneck de freitas.

domingo, 24 de março de 2013

PAPA BENTO XVI & FRANCISCO I






o papa é latino americano, todavia, a igreja continua nas mãos dos europeus, ou seja, do papa bento 16. será que ninguém percebeu isso? de forma camuflada, bento continua dando suas coordenadas conservadoras, tanto assim que o papa escolhido foi conivente, praticamente, com o governo ditatorial na argentina, e, por outro lado, é preconceituoso em relação ao homo sexualismo. pelo visto, está tudo em casa de novo, assim como foi mentor de joão paulo 2º, ratzinger será, também, de francisco 1º, parece-me que ninguém notou esta jogada. bento 16 viu que não tinha moral para ser o bispo de roma devido ao fato de ter acobertado os padres pedófilos e outras coisas ruins que andou fazendo no campo diplomático, então, para resolver o problema, resolveu eleger outro papa. só não entendo se isso é legal, dois representantes de pedro. portanto, é realmente visível a política vergonhosa da cúpula da igreja, eles lá fazem de tudo, menos o que cristo pregou, ou seja, a humildade. a igreja não caiu ainda porque duas coisas a sustentam, são elas: os bons e exemplares padres e bispos que ainda perambulam por aí e a ignorância dos fieis.
eu vejo a igreja como uma senhora de preto, dos pés à cabeça, na margem de um rio de sangue, infestado de cadáveres em putrefação, parafraseando o 'inferno' de dan brown.

anibal werneck de freitas.

sábado, 23 de março de 2013

NIEMEYER, O ARQUITETO ATEU



Caricatura
de 
Alexandre
Santos,
Caros
Amigos,
nº 191,
p. 19,
Fevereiro
de
2013.





Oscar Niemeyer era ateu convicto devido ao seu pessimismo face às misérias do mundo. Oriundo de família católica ele questionava, Se Deus é a bondade suprema, por que, então, criou um mundo tão injusto? Além de ateu, Oscar era também comunista, pelo mesmo motivo.
Devido a este modo de pensar, Oscar dizia que o lado bom da vida deveria ser aproveitado ao máximo e foi o que realmente sempre fez, não foi à toa que ele chegou aos 105 anos de vida. Foi, realmente, uma lição de vida.
O que me levou a escrever sobre este famoso arquiteto, foi pelo fato dele ter sido ateu. A gente observa que o ateu é praticamente destituído de preconceitos, ama a vida e a vê como ela é. O mesmo não acontece com o religioso que vê o mundo através da sua religião, se a dita cuja fala que aqui é um vale de lágrimas, ele acredita e passa a viver em função desta ridícula ideia. Além do mais, o religioso é incapaz de questionar o mundo, porque ele acha que, questionando-o, estará indo de encontra às determinações de Deus, em outras palavras, ele acha que o mundo é assim porque Deus o quer desta maneira. Agora, eu só não entendo uma coisa no religioso, quando alguém de sua família fica muito doente, ele corre logo para o hospital e, aí, ele se torna contraditório, desrespeitando a vontade de Deus. Por isso que eu digo, Deus é uma criação do homem para dominar o próprio homem, uma figura mitológica que não confere com a nossa lógica.

VAMPIRANDO