SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UNIVERSOS PARALELOS



Imaginar universos me parece uma ideia ponderável, pois bem, lendo na Folha de S.Paulo, 26/6/11, a coluna do Marcelo Gleiser, A Metafísica do Multiverso, cheguei à conclusão de que é possível tal coisa. No seu texto, o Marcelo escreve, O cosmo era dominado por um único tipo de matéria, cuja energia não tinha o menor valor que poderia ter. Mais adiante no texto, Marcelo especula, Imagine então o cosmo preenchido por essa matéria, como uma piscina, mas com pedaços (bolhas) aqui e ali tendo energias diferentes. Assim ele continua, Outras bolhas, com matéria de energia diferente, geraram outros universos. E, categoricamente, reafirma, Ou seja, pode existir uma multidão de universos – um multiverso eterno – estendendo-se infinitamente.
É realmente uma ideia bem razoável, repetindo, ponderável, portanto, é aí que entra o meu questionamento em relação às religiões, que saem atirando para tudo quanto é lado suas ideias imponderáveis sobre origem do mundo, não é tão simples assim, falar de algo que ocorreu antes da presença do homem é, praticamente, insondável. Agora, aproximar do que é ponderável e com muito estudo, como é o caso do Multiverso, é outra coisa, sem a menor dúvida.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...