SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UNIVERSOS PARALELOS



Imaginar universos me parece uma ideia ponderável, pois bem, lendo na Folha de S.Paulo, 26/6/11, a coluna do Marcelo Gleiser, A Metafísica do Multiverso, cheguei à conclusão de que é possível tal coisa. No seu texto, o Marcelo escreve, O cosmo era dominado por um único tipo de matéria, cuja energia não tinha o menor valor que poderia ter. Mais adiante no texto, Marcelo especula, Imagine então o cosmo preenchido por essa matéria, como uma piscina, mas com pedaços (bolhas) aqui e ali tendo energias diferentes. Assim ele continua, Outras bolhas, com matéria de energia diferente, geraram outros universos. E, categoricamente, reafirma, Ou seja, pode existir uma multidão de universos – um multiverso eterno – estendendo-se infinitamente.
É realmente uma ideia bem razoável, repetindo, ponderável, portanto, é aí que entra o meu questionamento em relação às religiões, que saem atirando para tudo quanto é lado suas ideias imponderáveis sobre origem do mundo, não é tão simples assim, falar de algo que ocorreu antes da presença do homem é, praticamente, insondável. Agora, aproximar do que é ponderável e com muito estudo, como é o caso do Multiverso, é outra coisa, sem a menor dúvida.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- A FILOSOFIA É A MINHA RELIGIÃO. - NENHUMA RELIGIÃO É MELHOR QUE A OUTRA, PORQUE A VERDADE É UMA SÓ. - A VERDADE ESTÁ ENTRE O CRENTE E O ...