sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O "EU"


Discordo de Avicena [980 - 1037] quando ele diz que a alma é distinta do corpo, ora, corpo e alma formam uma unidade e quando o corpo morre, a alma [mente], também, assim como o corpo, ela é formada de átomos, a única coisa que permanece neste caso é simplesmente 
"Eu" [espírito]. Aristóteles dizia que assim como acontece com os animais, a alma humana deixa de existir, donde concluo que a única coisa que permanece é o "Eu", este é parte do espiritual, é eterno, você continua sentindo que existe, só não tem mais nenhuma informação do que foi em vidas passadas, mas, pode voltar ao círculo do tempo e do espaço, por que não?, se foi possível estarmos aqui neste mundo, é possível estarmos de novo, o "Eu" é um todo que se individualiza quando encarnado, a mente [alma] é a ponte entre o "Eu" e o corpo, é perceptível quando vemos os nossos filhos e filhas agindo de uma forma como se já estiveram por aqui em vidas anteriores, observamos isso nos animais, também, o bezerro quando nasce, dentro de alguns minutos já está correndo como se já tivesse feito isso em outra vida, falamos que é o instinto, tudo bem, todavia, por trás dele está o "Eu" do animal, ele não sabe que existe, mas sente a sua existência, se você quiser fazer uma experiência, é só fechar os olhos e não pensar em nada e, deste modo, o sentir que você existe, não conseguirá apagar de sua mente, o "Eu" é um só, sem a alma [mente] e o corpo, todavia tem a possibilidade de se individualizar infinitamente quando passa a fazer parte de um ser vivo, [não tem nada a ver com reencarnação], Schopenhauer afirmava que o cachorro do século passado é o mesmo do de hoje, pensamos como indivíduos, mas o "Eu" é um só, a sensação de estarmos existindo continua a mesma depois da morte física, no dia em que todos os homens pensarem assim, o mundo será bem melhor.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?