quinta-feira, 19 de junho de 2014

A TURMA DUM LIVRO SÓ


Realmente, nós, ateus, lemos muito sobre Religião, História e Filosofia, já os religiosos são a Turma Dum Livro Só, ou seja, o caminho deles [religiosos] é único. Eu, por exemplo, estou lendo, Pensamentos de Blaise Pascal, o maior defensor da Igreja Católica, que morreu jovem, quem, pelas ideias que deixou, acredito que se tornaria indubitavelmente ateu lá pelos 45 anos de idade, pois vivera penas 30.

Talvez, pelo fato de ler apenas a Bíblia, os religiosos são mais preconceituosos que os ateus e mais intolerantes, também. Já fui religioso, cheguei até a estudar em seminário, sei o que é isso, quando alguém falava mal da minha crença, uma cólera terrível me subia pela cabeça e o resultado era sempre o pior possível.

Interessante, hoje, ateu, eu me sinto mais tranquilo e quando alguém me questiona, eu procuro responder sem nenhuma ira, sempre tentando entender os argumentos do adversário.

Não querendo ser duro demais, Michel Onfray, na sua obra, Tratado de Ateologia, diz que recuperou sua sanidade mental através do ateísmo. Creio que ele foi acintoso demais, mas falou uma verdade, poque como ateu eu vejo apenas um mundo à minha frente, pronto para ser decifrado, uma realidade única e coerente com a minha razão.

anibal werneck de freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?