sábado, 20 de maio de 2023

QUESTIONANDO 2/ O MUNDO É O PRÓPRIO EU

 

1. O Solipsismo é a ideia de que o mundo é governado por um único EU, e, que além de nós só existem as nossas experiências, ou seja, o mundo ao redor, que detectamos.

2. Bertrand Russel ridiculariza esta ideia, falando a respeito da mulher, que se dizia solipsista, estando assim, espantada por não existirem pessoas como ela. 

3. Inteligente posição de Russel, embora acho esta filosofia [solipsista] interessante, digo isto porque, intuitivamente, acho que o mundo é o próprio EU, tão real quanto uma pedrada na cabeça.

4. Realmente, o Solipsismo é o instante presente, é uma sensibilidade única, tanto assim que o Solipsismo Cartesiano tem sido questionado ultimamente na famosa frase, Penso, Logo Existo.

5. Até porque o animal não pensa, mas sente a natureza ao seu redor, portanto, a sentença correta seria, Sinto, Logo Existo, porque tudo ao nosso redor não é produto da nossa mente. A bem da verdade, o EU se manifesta  consciente e inconscientemente.

6. A morte física significa, neste caso, um portal para uma outra manifestação individual do EU [não confundir com reencarnação] e, deste modo, na minha opinião, o mundo sempre foi assim.

7.  O Universo é infinito e está constantemente se renovando, se evoluindo.

8.  Como já proferi anteriormente, dentro do meu Ceticismo, confesso que esta ideia de um EU ABSOLUTO, nos faz refletir com muita seriedade.

9. Sendo assim, somos o EU INDIVIDUALIZADO, proveniente do EU ÚNICO, ou seja, a ALMA DO MUNDO.

 

AWF, 19.05.2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?