segunda-feira, 11 de outubro de 2021

NATURA & PESSOAS - Capítulo LIII - Numa Pompilius

 


1. O Solipsismo é a ideia de que o mundo é governado por um único Eu,
2. e, que além das Pessoas, só existem as nossas experiências,
3. ou seja, a Natura ao redor das Pessoas,
4. Ela não é um esboço virtual do que imaginamos.
5. Bertrand Russel ridiculariza esta ideia solipsista, falando a respeito da mulher,
6. que se dizia solipsista, estando assim, espantada por não existirem pessoas como ela.
7. Inteligente posição de Russel, embora acho esta Filosofia Solipsista muito interessante.
8. Digo isso porque intuitivamente acho que a Natura e as Pessoas têm um único Eu.
9. Tão real quanto uma pedrada na cabeça.
10. E assim, por sua vez, o Solipsismo é o instante presente.
11. Pra mim é uma sensibilidade única, tanto assim, que o Solipsismo Cartesiano tem sido questionado,
12. ultimamente na famosa frase, "Penso, logo existo!",
13. porque os Animais não pensam, mas sentem a Natura na carne.
14. Portanto, a sentença correta seria, "Sinto, logo existo!".
15. Isso porque tudo ao nosso redor não é produto da nossa mente. 16. Deste modo, somos na verdade o Eu se manifestando, consciente e inconscientemente.
17. A morte física significa, neste caso, um portal,
18. para uma outra manifestação individual do Eu [não confundir com reencarnação].
19. E, deste modo, na minha opinião, a Natura e as pessoas sempre foram assim.
20. E, dentro do meu Ceticismo, confesso que esta ideia de um Eu Absoluto me faz refletir com muita seriedade.

Numa Pompilius, 28.09.2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?