quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MATÉRIA E ENERGIA = VIDA


não existe nada além da matéria e da energia que gera a vida.

matéria e energia, as duas únicas verdades que conhecemos fora do nosso corpo, o que sabemos além delas é simplesmente fruto de nossa imaginação, nosso cérebro se desenvolveu ao ponto de uma consciência vivencial, deus parece existir graças a ele que o criou, no dia em que o último cérebro humano se apagar, a ideia de deus irá com ele, portanto, a partir do momento em que o homem tomou consciência de sua existência, criou deus como uma espécie de muleta para ajudá-lo na árdua caminhada da vida, vida esta que se resume apenas nas leis da física e da química. 

anibal.

VIVEMOS UMA CRISE AMBIENTAL


o homem está ficando cada vez mais urbano. isto já está acarretando sérios problemas. a vida saudável do campo está cada vez mais distante. o contato com a natureza está ficando cada vez mais restrito, quando olho pela janela do meu apartamento só vejo prédios, apenas uma réstia de verde do morro onde está erigida uma igrejinha, é o que ainda me acalenta um pouco. nietzsche está coberto de razão quando delatou a crise ambiental, o progresso é uma farsa. o seu preço é muito alto e já estamos pagando caro por ele. o homem está confinado a quatro paredes, com um computador à sua frente, ou seja, cada vez mais virtual, cada vez mais longe da natureza, da sua verdadeira realidade. as janela do computador nos mostra um mundo do qual não participamos naturalmente e isto não é bom para a saúde, estamos vivendo uma mentira. estamos também perdendo a nossa liberdade, não vamos para lugar nenhum, estamos presos numa cadeira frente a uma máquina que nos domina totalmente. nossa vida de natural está passando a virtual. as pernas não se movimentam mais, com isso a gordura fica retida no abdome, vai criando uma pressão sobre os órgãos como o coração por exemplo. lá fora, os prédios aumentam em número e tamanho, as pessoas vivem empilhadas, umas sobre as outras, tudo errado. fomos feitos para viver na horizontal e não na vertical. o progresso só está trazendo problemas, nem o caso da fome ele resolveu, pelo contrário, aumentou. o homem ainda está em tempo de reverter este nefasto processo, mas infelizmente, as coisas estão nas mãos de uma minoria que não quer mudar nada. a crise ambiental não a afeta porque ela tem como resolver o problema devido à condição de desfrutar o que ainda resta da natureza. nós que não temos pra onde ir, sofremos com a crise ambiental provocada pela ganância desta minoria, ou seja, os donos capitalistas do planeta.

anibal  werneck de freitas.

HIPOCRISIA


somos às vezes forçados a dizer coisas que nos parecem absurdas, principalmente quando se trata de assuntos metafísicos, todavia, a coisas é isso mesmo, nosso cérebro foi feito para pensar e, no mundo do pensamento, até o impossível é possível, agora, acreditar nas ponderações irracionais é, pra mim, um erro imperdoável, digo isso porque somos seres inteligentes para distinguir o real do irreal, no entanto você pode até me indagar, - um momento amigo, na questão da crença em deus, você que não acredita nele, não tem como provar sua afirmação, - eu já lhe respondo o seguinte, comparando-o com uma pedra, se eu disser, deus, prove sua existência me tirando a vida agora, certamente, nada vai me acontecer, no entanto, a pedra, assim que eu jogá-la para o alto, você enfia a cabeça na sua direção de volta e verá como é dolorida a realidade, amigo pode parecer até infantil, mas o que existe nós temos como provar a sua existência, quanto ao inexistente, não temos como, esta é a grande diferença, a maioria dos religiosos acreditam num mundo depois deste e no entanto levam uma vida totalmente mundana, têm o seu carrinho, sua casinha, seu conforto, você pode até se justificar – mas eles precisam ter as coisas para sobreviverem, ter um mínimo de conforto, - pois é, se dessem valor mesmo ao que acreditam, fariam de tudo para sair desta vida o mais rápido possível, porque pra eles, a principal está depois desta, ou seja, o céu, não estão sendo coerentes com a sua religião, são hipócritas, isso demonstra que até eles sentem na pele que a única coisa real mesmo, é o aqui, o agora, o momento, o instante.  

tucanlino.

MANOSCA

manosca, seguidora deste blog. seja bem vinda. participe sempre. o assunto é meio pesado, mas é a nossa realidade. sou da linha existencialista e é por isso que valorizo muito a vida, nosso bem mais precioso. somos privilegiados. fazer parte deste universo maravilhoso e de forma consciente, pra mim é demais. por isso eu digo, carpiem die.
como você já deve ter reparado, só uso as minúsculas e os únicos sinais que utilizo são a vírgula e o ponto. tem gente que não gosta. paciência. pra mim, assim, o texto fica despoluído.
portanto, manosca, muito obrigado e fico feliz em saber que você gostou do meu blog.

aníbal werneck de freitas.

A METAFÍSICA ATEIA


a metafísica serve para fazer o homem raciocinar além da razão. de qualquer forma, ela nos serve para buscar algo além do nosso cotidiano, pensando bem, nosso cérebro é grandioso demais para se prender às coisas que tocamos. o homem sente necessidade de ver o invisível, tocar no intocável, buscar o imbuscável, não há nada de anormal nisso. agora, daí, acreditar que seja uma verdade, já me preocupa porque não temos como provar. são especulações, ninguém tem o direito de obrigar as pessoas a acreditar no irreal, é um abuso, e, infelizmente, as religiões têm este grande defeito, que considero uma subestimação à inteligência do próximo.
acho interessante o trabalho dos teólogos, e mais interessante a humildade de muitos deles expor seus conceitos sem obrigar as a acreditar neles, o respeito neste caso é mais importante. hoje por exemplo, os teólogos andam discutindo muito se cristo foi homem ou deus. o papa bento xvi, com toda razão, anda preocupado com isso devido ao medo de surgir uma teologia ateia, coisa que não interessa nem um pouquinho à igreja. neste site que estou experimentando, fiz, eu mesmo, um comentário sobre esta questão que envolve um jesus do alto e outro de baixo.
bem pelo visto, nosso site vai tratar de assuntos relevantes as questões ateológicas, porque sou ateu, existencialista e concordo com sartre quando disse, entre o ser e o não-ser existe o nada, o primeiro é a representatividade e o segundo a consciência, o primeiro é o corpo e o segundo é a alma, quando o primeiro deixa de existir, a distância se transforma em nada.

aníbal werneck de freitas.

NÃO SOMOS TÃO LIVRES ASSIM


podemos mudar o curso das coisas, todavia, estamos sempre presos, a começar pelo nosso próprio corpo que já nasce mapeado, o dna que o diga. o vovô ozório parou de fumar aos 94 anos, já estava na hora de parar no caso dele, porque continua vivo sem um problema proveniente do fumo, o mapa dele permite, a verdade é que nós estamos programados até para morrer. na parte física e química somos pré-programados, a ciência já tem condição de alterar  em certos casos, mas a verdade é uma só, não somos livres no sentido integral da palavra. a única parte em que temos uma certa liberdade é na arte de criar, somos seres criativos e, esta criatividade nos dá condição de alterar o nosso caminho, mas sempre respeitando nossas tendências, pois já nascemos com elas, infelizmente, por enquanto, estamos mais pra robô de carne e osso do que um ser humano autêntico, nem a nossa coluna vertebral se adaptou ainda ao homo erectus. se andássemos de quatro teríamos certamente menos problemas na coluna cervical, é triste dizer isso, mas é a grande verdade. no entanto, acredito que um dia chegaremos à liberdade total.

anibal werneck de freitas.

INSANIDADE


concordo com o tema do texto, por que o ateu é ateu?, em gênero, número e grau. deus e o  personagem tucanlino dos meus quadrinhos são a mesma coisa. perdoem-me os crentes, acreditar em algo que nunca demonstrou sua presença é realmente insano. pior ainda, se sujeitar às mortificações em prol de uma entidade divina, é por demais degradante. não dá pra entender. é como diz michel onfray no seu livro, tratado de ateologia: a fé e a crença, a obediência e a submissão, o gosto pela morte e a paixão pelo além, o anjo assexuado e a castidade, a virgindade e a fidelidade monogâmica, a alma e o espírito. equivale a dizer a vida crucificada e o nada celebrado.

anibal.

DETESTO SONHAR


o sonho é um instante de pura ilusão, a única coisa que existe realmente é o fato de estarmos dormindo, segundo os entendidos, ele é um momento de compensação psicológica das coisas que não conseguimos realizar na vida, todavia, pra mim não o é, porque eu acordo pior, não me faz bem, pelo contrário me deixa irritado porque vivi um momento que não existiu, o melhor seria se não sonhássemos, o que satisfaz é você viver realmente o instante, o sonho é uma mentira que afeta nosso organismo negativamente, a única coisa que acontece realmente é a dança frenética dos nossos neurônios perturbando o sistema nervoso e, conforme o maldito sonho, haja coração. sendo assim, quero ser breve, o sonho é um momento mentiroso, sem lógica, uma loucura que poderíamos passar sem ela, por isso eu reafirmo, detesto todo e qualquer tipo de sonho, enfim, detesto o sonho. não gosto de mentira.

tucanlino.

SAMSARA E NIRVANA


o budismo é a única religião que se encaixa com o meu conceito existencial. o samsara é o ser e o nirvana, o não-ser. sartre é muito claro em dizer que o não-ser existe enquanto tem sua representação no ser.  com a morte do ser, ele se transforma no nada. o nirvana do budismo é o nada também. para seus seguidores, deixar de existir é a  grande recompensa. o mundo metafísico só existe no ser, a distância entre os dois é o nada. para sartre o ser-em-si é o fenômeno e o ser-para-si, a consciência.
voltando ao budismo, podemos perguntar, o que é realmente o samsara. a resposta está no fato de que ele é o mundo visível pelos nossos 6 sentidos, já o nirvana é o mundo invisível, porque não, o da vacuidade, ele está lá, a morte é a saída do tudo, samsara, para o nada, nirvana.
deus é um conceito metafísico, porque nunca existiu, nunca foi fenômeno. assim também a alma, os anjos e por aí vai.

anibal werneck de freitas.

O MUNDO COMO VONTADE E REPRESENTAÇÃO


schopenhauer foi o filósofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. na sua obra, o mundo como vontade e representação, nos deixa bem clara a sua intenção, digamos pessimista em relação à vida. digo isso porque além da vontade e da representação, não existe nada e, diga-se de passagem que o budismo é uma religião ateísta.
o nirvana, por exemplo, é a libertação total desta vida, viver é praticamente uma condenação. prato preferidos das religiões na maioria. neste caso estou mais com o candomblé que valoriza a vida, que a coloca como uma dádiva de olorum, embora  eu sendo ateu.
voltando ao schopenhauer, notamos o seu ateísmo. pra ele, morreu, acabou. o filósofo é realmente duro e seco. pelo menos assim vivenciamos nossos medos, defesas e fraquezas. afinal, somos humanos, animais e deixamos de ser pretensiosos, orgulhosos, porque não, ridículos. somos na verdade o que vemos e tocamos. o resto não importa. por isso é importante aproveitar a vida. esquecer o que nela nos aborrece. o budismo a abomina, coisa que eu não concordo, embora nietzsche a tem como uma religião melhor que as monoteístas, ele tem lá suas razões quando diz, o primeiro e único cristão morreu na cruz.

aníbal werneck de freitas.

DINHEIRO EM NOME DE DEUS


vivemos um momento crucial, está na hora do homem esquecer seus interesses econômicos, buscar algo mais elevado. a gente observa que a maioria dos que se dizem religiosos está mais preocupada  com as coisas deste mundo do que com as do outro. as emissoras religiosas pedem dinheiro o dia inteiro, padre agora virou artista exclusivo da som livre, descobriram um público já engendrado na questão, ou seja, os fiéis, estes padres cantores já iniciam a carreira de cantor com um público já formado. a coisa está chegando no ponto de um milton nascimento se juntar a um padre pra ganhar mais público, é aí que entra a pergunta, onde está a autenticidade da obra do milton nascimento, olha que sou seu fã, mas confesso que estou decepcionado, o dinheiro está falando mais alto, se essa gente acreditasse em deus, pensariam duas vezes antes de fazer tais coisas. eu, pelo menos, sou sincero, não acredito neste deus judaico-cristão, acredito sim numa energia que posso chamar de vida, sopro, alma, etc... admiro um chico buarque porque no início da sua carreira ele se fez sozinho, e continua mostrando a coerência no seu trabalho até hoje, dizendo melhor, autenticidade. mercedes sosa é outra que sempre admirei,porque se preocupava com isso, ela criticava julio iglesias , comentando, eu não quero ser um julio iglesias que canta até música japonesa.
sendo assim, confesso que ando decepcionado com o nível e com os acontecimentos gritantes na nossa música popular brasileira.

anibal werneck de freitas.

LIRO X BOLA


quero antes de tudo deixar bem claro aqui, que sempre gostei de futebol, torço pelo meu time com a mesma paixão de ontem, aprecio um bom jogo pela televisão, pra mim este esporte é pura arte, o estádio é um lugar realmente mágico, as torcidas vibrando formam um momento divino, enfim, amo o futebol, ver a bola rolando no gramado me dá um imenso prazer.
na mesma intensidade, sinto pela escola, como professor, pra mim é um templo sagrado, coisa dos deuses, um instante onde nos libertamos da ignorância, tal como prometeu, sempre roubando das divindades o fogo do saber e, deste modo, questionando o mundo que nos cerca, transformando-nos em gente.
mediante os dois pareceres aqui mencionados, o da bola e o do livro, temos um empate, no entanto, infelizmente, no nosso cotidiano, na realidade, na prática, o livro vem perdendo de carroçada da bola, o livro só consegue bola na trave e olhe lá.

tucanlino.

A FILOSOFIA É A SOLUÇÃO




embora regido pelo dna tenho a liberdade de pensar e assim mudar o meu rumo, buscar o melhor pra mim, é a única coisa a nosso favor, posso acreditar ou desacreditar, todavia, a verdade está sempre presente, imutável e constante, é a lei do universo, posso inventar mil e uma artimanhas contra ela e não terei a menor chance, é como jogar uma pedra pra cima e colocar minha cabeça no rumo certo de sua queda, certamente levarei uma pancada terrível, a religião e a ciência podem brigar a vontade, nada mudará o que está traçado pela verdade, vivemos num vazio 99,99999999999999% preenchido pela matéria numa teia que chamamos de energia, tudo está em movimento porque somos feitos de átomos, a física quântica é a última palavra, para que haja harmonia tudo já está engendrado, ou melhor dizendo, mapeado, podemos sim mudar o curso porque somos seres inteligentes, mas o imutável será intocado, disso não tenho a menor dúvida, quando compomos uma música, ela já está pronta, nós apenas a descobrimos, platão já falava do mundo das ideias, grosso modo, tudo está lá prontinho, cabe a nós correr atrás, é isso aí.

a vida é uma longa estrada, embora para alguns, curta ou muita curta, não importa, a verdade tem a sua resposta, o que devemos observar é a tolerância, aceitar a ideia do outro, aprender a viver com a diversidade, ceifando todo tipo de preconceito, o mais importante é ser feliz, é difícil porque no nosso dna estão lá inseridos os preconceitos dos nossos ancestrais, não é nenhuma brincadeira lutar contra eles, daí a razão de ser um sábio para viver bem neste mundo, do contrário seremos um zero à esquerda.
concluindo, devo dizer, que só a filosofia tem as condições necessárias para resolver os problemas da humanidade.

tucanlino.

EM PROL DE UM MUNDO MELHOR

  nós somos os  únicos seres  que  podem  mudar o  mundo através  da vontade.

todo ser que não tem vontade obedece a uma ordem predeterminada, do contrário viraria um caos sem tamanho, o mesmo não acontece com o que tem vontade, tanto assim que ele pode mudar o rumo das coisas, embora muita coisa está predeterminada nele, o dna rege a existência de tudo e com mão de ferro, tem coisa que nem a vontade pode mudar, são as involuntárias, por exemplo, o sistema motor interno do nosso corpo, nossa vontade praticamente não influi nele, por vontade própria não podemos mudar o desenrolar do nosso sistema nervoso interno, enfim, não temos vontade de morrer e, no entanto, acabamos sempre morrendo, aí, nos conformamos dizendo que a vida sempre foi assim, ponto final.

deste modo, devemos então proceder da seguinte forma, quanto às coisas que não temos condição de mudar pela vontade, devemos aceitá-las sem crise, já as que podemos alterar pela nossa vontade, devemos simplesmente procurar agir sempre em prol de um mundo melhor, ou seja, procurando sempre viver intensamente o momento, longe dos preconceitos, de tudo aquilo que nos faz, esquecer os que nos ofendem, enfim, aproveitar a vida ao máximo, porque duas ninguém voltou pra falar que tem, já dizia  vinicius no samba da benção, é isso aí.

anibal.

A NATUREZA É DETERMINISTA




fisicamente falando, somos regidos pelo nosso dna, uma vez que, nele, está todo o nosso mapa traçado, neste caso não existe erro, todavia, podemos alterar esta situação, se levarmos em conta a nossa inteligência baseada num estudo científico, ou seja, através dos sentidos, fora deste campo é tudo especulação, incerteza e instável, portanto, só através das coisas concretas conseguiremos o necessário e útil, não adianta contar com o incontável, a realidade é uma só, ela existe, pelo menos minha única certeza, no espaço e no tempo.

resumindo, chegamos neste mundo sob um esquema, o qual não podemos safar, ou seja, nascemos, vivemos e morremos, agora, entre nascer e morrer, podemos agir por nossa conta e ser o dono do nosso caminho, no entanto, só faremos isso de modo correto, usando nossa inteligência sob a supremacia dos nossos sentidos. a natureza é determinista, mas nós, pelo fato de sermos seres inteligentes, temos condições de mudar as coisas.

anibal.

A FÉ E O ÁLCOOL


 





  



é como canta o zeca pagodinho, deixa a vida me levar, que certifico ser ela, a vida,  como um rio, ela certamente vai te levar pelo fato de sua trajetória já está toda ela traçada, traçada no dna da vida, não estou com isso dizendo ser impossível alterar tal situação, o problema é que isso não é uma tarefa fácil, mudar o curso de um rio é função de um hércules, todavia, não é um labor impossível, depende de muita vontade da nossa parte, tenacidade, sagacidade, disponibilidade, coragem, muita garra, heroísmo mesmo.

nietzsche nos deixa bem claro, é preciso ser um super homem para chegar ao topo da montanha pelas suas próprias pernas, ou seja, seguir o rumo que você traçou, não aquele que foi traçado pra você, fazer isso de cara limpa, sem precisão da fé ou do álcool. para o grande filósofo, tanto a fé quanto o álcool, ambos inebriam o homem, dando-lhe a sensação de força, só que essa força é falsa, enfraquece nossa vontade, é na verdade, pura ilusão.

anibal werneck de freitas.

A REALIDADE SEGUNDO O NOSSO DNA



acredito que a realidade seja única, do contrário não será realidade e sim, realidades, pois bem, acontece que cada um de nós a vê de modo diferente, explicando melhor, temos como exemplo as cores, ninguém as vê com a mesma tonalidade, depende da dose de sangue na irrigação ocular, uns a tem com mais intensidade, outros menos, isso, sem falar no daltônico que confunde o verde com o azul, tudo isso acontece pelo fato de ver as coisas segundo a quantidade de sangue estipulada no nosso dna. se colocarmos várias pessoas olhando para o mesmo copo com água até na metade, umas certamente olharão para o lado cheio, outras, para o lado vazio, ninguém enxerga pelo mesmo prisma, assim é tudo na vida, a sua realidade não é igual a minha, assustamos quando encontramos alguém que se aproxima da nossa visão, chamamos até de alma gêmea, o dna dela é parecido com o nosso, isso pode acontecer, é parecido em algumas partes, não em tudo, somos uma máquina de carne e osso muito complexa, uma máquina que jamais o homem fará similar, um computador pode ganhar de mim no xadrez porque ele não tem o que tenho, ou seja, emoção, a máquina feita pelo homem quando erra é sinal de que está com defeito, nós não, erramos porque temos emoção, alma, enfim, consciência do que somos, este, penso, logo existo, de rené descartes, é próprio do homem.


anibal werneck de freitas.

NA NATUREZA TUDO É COPIADO


  
nossa vida psicossomática está, praticamente, toda mapeada no dna, dificilmente escapamos das coisas que estão determinadas nele, as ruas por onde passaremos já estão delineadas com precisão, embora existam também, os atalhos, por onde temos a chance de encurtar ou modificar a trajetória preestabelecida, mas para isso, é preciso muito cuidado. um transtorno pode repercutir no cômputo geral e assim, acarretar futuros problemas aos quais podemos chamar de doenças de grande ou pequeno porte, todavia, uma coisa é certa, caminhos alternativos existem e, na verdade, são muitos, são logradouros, vielas, travessias, tudo o que você possa imaginar de passagens, chegando perto de um intricado labirinto, afinal, o mapeamento de uma vida não pode ser nada fácil, portanto, é simplesmente complexo. apesar de entrelaçados neste mapa, os lados, psico e somático, ou seja, mente e corpo, têm comandos distintos, no sono, a mente é absoluta, dita as ordens, já na vigília, fica à mercê do corpo, com um comando mais restrito, denotando assim um sub-mapeamento, intrínseco ao primordial. quando falamos de mapeamento, estamos referindo àquilo que possibilita sua existência, ou seja, a matéria, pois bem, acontece que nós não somos só mente e corpo, somos, também, anímicoespiritual, nesta parte se complica terrivelmente, é a diferença que a máquina, feita pelo homem, mais perfeita do mundo jamais terá, algo que parece estar acima do conhecimento humano, algo sem como mapear, não tem como, só cabe a deussegundo os religiosos, respeito a opinião deles devido à complexidade do assunto, o que podemos arriscar aí é o fato de que o lado anímicoespiritual tem uma influência muito grande sobre o psicossomático e vice-versa, segundo um colega médico, o câncer é uma doença provinda do desequilíbrio anímicoespiritual sobre o psicossomático, daí, a grande dificuldade em achar a cura. sendo assim, a idéia de um mapeamento anímicoespiritual é muito remota, se existe, o caminho para se chegar a ele será através de uma ciência espiritual, donde concluo que, o homem não deve desistir de suas buscas, sejam elas materiais ou espirituais, é através delas que crescemos em todos os sentidos, não se esquecendo de que o mais importante é viver a vida, sabemos que é complicada, mas vale a pena.

anibal.

anibal

VAMPIRANDO