terça-feira, 12 de julho de 2011

ALEIJADINHO

 
Desenho
tentando
esboçar 
o que 
seria o
rosto de
Antônio
Lisboa, 
o Aleijadinho.
 ALEIJADINHO

Duas coisas sempre me intrigaram na biografia de Aleijadinho, a primeira, qual foi a moléstia que o aleijou, a segunda, se ele existiu realmente. Quanto à sua doença, os historiadores chegam a ser contraditórios, já se existiu ou não, segue abaixo o trecho da entrevista de Dalton Sala ao repórter Jair Ratter, publicada na Folha Ilustrada de São Paulo:
O pesquisador paulista Dalton Sala acredita que Aleijadinho foi uma invenção do governo Getúlio Vargas. Para Sala, o Mestre é um mito criado para a construção da identidade nacional - um protótipo do brasileiro típico: "mestiço, torturado, doente, angustiado, capaz de superar as deficiências por meio da criatividade". Segundo o pesquisador, nunca ficou provado textualmente que uma pessoa chamada Antônio Francisco Lisboa, conhecida como Aleijadinho, tivesse feito todas as obras que lhe foram atribuídas. Sala atribui a construção do mito Aleijadinho a uma necessidade política e ideológica da ditadura Vargas."Criado duas semanas depois do golpe de 1937, o SPHAN - Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tinha como meta colaborar na construção de uma identidade nacional". Sala ainda afirma que a criação dessa identidade baseou-se em dois grandes mitos: Aleijadinho e Tiradentes porque a figura de Aleijadinho faz coincidir um processo de autonomia cultural com um processo de autonomia política, personificado em Tiradentes.O pesquisador diz que o mito Aleijadinho, de origem duvidosa, já existia antes de Vargas. Foi apenas aproveitado pelo Estado Novo. Em 1858, Rodrigo José Ferreira Bretas publicou no 'Correio Oficial' de Minas que havia achado um livro datado de 1790, com a história de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. "Acontece que esse livro, chamado 'Livro de registros de fatos notáveis da cidade de Mariana', nunca foi visto
por ninguém", diz Sala. O paulista conclui sua teoria afirmando que em 1989, o historiador de Arte Germain Basin, disse-lhe que foi pressionado pelo ex-presidente do SPHAN, Rodrigo Melo Franco de Andrade, e pelo arquiteto Lúcio Costa para emitir parecer atribuindo a Aleijadinho a autoria de obras.
Como já deu pra perceber, nosso blog vai vasculhar estas duas situações, afinal, inventar uma figura histórica de peso como Aleijadinho é muito sério, aliás, a História está cheia deles, é aquele negócio, uma mentira falada muitas vezes, acaba virando verdade.

Tucanlino, em 12/7/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?