SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

domingo, 30 de março de 2014

TALES DE MILETO [624 a 546 a. C.]


Perdoem-me os religiosos, prefiro os filósofos aos profetas. Tales de Mileto, por exemplo, dizia que tudo é composto de água, sendo ela, a matéria prima básica do cosmos, através dela tudo se formou dando assim origem à vida, algo capaz de se mover e mudar todas as coisas que existem. Tales chegou a esta conclusão porque até então o mundo era explicado através da religião que para ele era pura fantasia.
Tales pode está até equivocado, mas pelo menos notamos uma procura da verdade em dados reais que condiz com a racionalidade humana. Foi talvez o primeiro pensador a olhar pra este mundo como um cientista, um homem com os pés no chão e não nas nuvens da ignorância que sempre nos levam à insanidade.
Tales de Mileto viveu entre 624 a 546 a. C.
Como seus seguidores podemos citar a partir do seu discípulo Anaximandro que foi mentor de Anaxímenes que, por sua vez, acredita-se, ter sido professor do grande matemático, Pitágoras.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...