segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A RELIGIÃO ENVENENA TUDO


na sua obra, deus não é grande, christopher hitchens diz que a religião envenena tudo, pois bem, neste capítulo ele desenvolve seis pontos importantes, o primeiro é composto de quatro objeções irredutíveis à fé religiosa: a) representa de forma equivocada a origem do homem e do cosmos, b) por causa deste erro ela consegue combinar o máximo de servidão com o máximo de solipsismo, c) ela é ao mesmo tempo resultado e causa de uma perigosa repressão sexual, d) e ela em suma é positivista.
no segundo ponto, christopher se irrita com dawkins e daniel dennett por causa de sua proposta aviltante de que os ateus deveriam afetadamente chamar a si mesmos de brilhantes e parte de uma longa discussão, para ele, é a literatura e não as escrituras, que sustenta a mente e [como não há outra metáfora] a alma.
já no terceiro ponto, é possível levar uma vida ética sem religião [isto é verdade porque eu sou ateu e procuro não prejudicar ninguém].
quanto ao quarto ponto, para o ateu, nenhum ponto da terra é mais sagrado que o outro, ele abomina cerimônias, muito menos sacrifícios.
em relação ao quinto ponto, a espécie humana é apenas parcialmente racional, daí a razão de muita coisa ruim, estamos ainda evoluindo para melhor, mas isso sem a interferência de nenhuma divindade.
e finalmente no sexto ponto, o homem pode ser feliz sem religião, tratar bem o próximo é o bastante.
adicionando nietzsche, o homem está numa corda, cujas pontas, uma no animal e a outra no super homem, se evoluindo a caminho do apocalipse por sua conta própria. 

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?