terça-feira, 20 de maio de 2014

É BURRICE...













...CONTINUAR BEBENDO SABENDO QUE O ÁLCOOL LHE FAZ MUITO MAL,
...CONTINUAR SE ESCONDENDO DAQUILO QUE LHE TRAZ DANOS, NESTE CASO É MELHOR ENFRENTÁ-LO,
...ACREDITAR NAQUILO QUE VOCÊ NÃO TEM COMO PROVAR, OU SEJA, QUE FOGE DO SEU RACIOCÍNIO LÓGICO,
...QUE A MACUMBA OU O VUDU PODEM LHE FAZER MAL,
...QUERER FORÇAR A BARRA ALÉM DOS SEUS LIMITES,
...SER UMA COISA QUE NÃO ACREDITA, SÓ PARA AGRADAR A MAIORIA,
...FICAR REMOENDO OS ERROS COMETIDOS NO PASSADO, O CERTO É ESQUECÊ-LOS E TIRAR PROVEITOS DELES PARA NÃO COMETÊ-LOS MAIS E SEGUIR ADIANTE,
...SE PREOCUPAR COM A VIDA ALÉM-TÚMULO, SE ELA EXISTE, VOCÊ FICARÁ SABENDO QUANDO MORRER.

ANIBAL WERNECK DE FREITAS.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O EU


Devemos nos apartar de tudo aquilo que nos faz mal, isto não significa medo, pelo contrário, significa coragem de enfrentar a vida com a cara limpa, o medo é a pior coisa que nos possa acontecer, dele se origina tudo de ruim que você possa imaginar, o que certamente vai lhe fazer mal tanto na parte somática, quanto na psíquica. Digo isso porque somos corpo e mente, ambos são matérias, portanto, vulneráveis. A única coisa que acredito existir em cada um de nós e que não é vulnerável, é o nosso, Eu. Este, nos dá a consciência de estar existindo, até os animais o têm, também, só que o Eu deles está apenas no instinto, eles sentem o mundo, mas não tem consciência dele, como indivíduos.
É bom lembrar que o Eu não tem nada a ver com a alma ou espírito, ele é inexplicável, sabemos que ele existe, com a morte o corpo e a mente perecem, mas ele fica. Não confundi-lo com o perispírito, também, o Eu não tem forma, ele é.

anibal werneck de freitas.

terça-feira, 13 de maio de 2014

O MAIOR MILAGRE, VIDA INTELIGENTE


O único milagre em que acredito é o da vida, não tem coisa mais fantástica do que ela neste mundo, tanto assim que ela é raríssima. 

Até agora, o homem com todo o seu aparato tecnológico avançado, não conseguiu detectá-la fora da Terra, embora acredito na existência de planetas iguais ao nosso, só que eles estão a milhões de anos-luz da gente.
Por isso mesmo devemos expandir os nossos conhecimentos para descobrirmos uma forma de se chegar até eles.
Segundo o famoso físico Marcelo Gleiser, que tem uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, O homem vive numa ilha e quanto mais ele adquire conhecimentos, mais esta ilha vai ampliando o seu tamanho e, consequentemente, a sua fronteira também para com o mar, ou seja, o homem nunca vai chegar lá, todavia, uma coisa é certa, se Deus existe realmente, como dizem os religiosos, à medida em que o homem avança nos seus conhecimentos, Ele vai ficando cada vez menor.
E, tudo isso que está sendo possível afirmar se deve exclusivamente ao maior milagre do Universo, que se chama, VIDA INTELIGENTE.

anibal werneck de freitas.

sábado, 10 de maio de 2014

REFUTANDO PASCAL [1]


Do livro, PENSAMENTOS,  de Blaise Pascal,
551 (584).  "O mundo subsiste para proporcionar objeto à misericórdia e ao julgamento, não como se os homens nele se encontrassem recém-saídos das mãos de Deus, mas como inimigos de Deus, aos quais ele dá, pela sua graça, luz suficiente para voltar se o querem procurar e seguir, mas também para puni-los se se recusam a procurá-lo e segui-lo".

Vamos ver se entendi o pensamento de Pascal, o homem saiu das mãos de Deus como inimigo e o mundo subsiste graças ao criador para proporcionar ao homem uma chance dele se arrepender e voltar a ser seu amigo. Do contrário, o homem será punido. Deste modo eu pergunto, que Deus é este que não respeita o livre arbítrio?, e, depois, é completamente anti-ético obrigar alguém a ser seu amigo sob ameaça. Eu, como ateu, estou lascado, então.
O Pascal vai me perdoar, não dá para aceitar tamanho descabimento.

anibal werneck de freitas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

TRISTE HISTÓRIA


Vivemos num mundo real e é para ele que devemos dar toda a devida atenção, tem gente que vive completamente alheio à tudo o que acontece nele, é, como quem diz: Não é comigo!, não é, mas temos o dever de compartilhar com a dor alheia, tem gente que nem jornal compra devido às notícias ruins, quer dizer, não quer perturbar sua vidinha egoísta incapaz de pelo menos se sensibilizar com o infortúnio do próximo, não quer ser perturbada com nada, é muito triste, mas existe gente que se comporta desta maneira e o pior, boa parte deste pessoal não sai da igreja, estão sempre rezando em benefício próprio, completamente apartada do sofrimento humano, além do mais, não gostam de passar com o seu carrão pelas ruas pobres de sua cidade, frequenta os melhores restaurantes e tem a discriminação como uma forma de se mostrar superior, seus amigos são sempre gente que tem bens como: casa, automóvel, iate e por aí vai, enquanto isso o pobre se envolve com religião na crença de que um dia terá uma vida melhor, como aqui na Terra isso será impossível, as religiões prometem um mundo melhor depois da morte. Agora, eu pergunto: Com que certeza o padre ou o pastor tem o direito de proferir tais mentiras. Ao rico, também, é oferecido este mundo melhor, de modo que no fundo o pobre sempre sai perdendo, existe aquela comparação idiota do rico e do pobre serem iguais no túmulo, ou seja, duas caveiras iguaizinhas e aí vem um idiota em dobro e diz: Vejam, o rico teve tudo na vida e o pobre não, mas o que adiantou ter tudo se agora está na mesma situação?, acontece que o idiota, agora,  três vezes, que diz isso, se esquece que o rico gozou a vida e o pobre, não! A única coisa que nos consola é o pobre que morreu não está sentindo mais nada, mas o rico, também. Esta é a triste realidade que abate sobre nós tods os dias.

anibal werneck de freitas.

A IGNORÂNCIA ESTÁ AUMENTANDO VERTIGINOSAMENTE


Tudo aquilo que foge da ciência com as suas devidas experiências pra mim não existe, não passa de fruto da imaginação, você, veja bem, a ciência para provar que ela está certa, ela passa o objeto de observação por três experiências ou mais, se o resultado for sempre o mesmo, é sinal de que a coisa é verdadeira, nada mais justo, nada mais real que o precedimento científico. 
Agora, chega um cara na sua frente e diz que isso ou aquilo existe sem ter feito uma prova sequer, como posso dar crédito a ele?, seria o mesmo que receber um diploma de burro, pastores e padres fazem isso e as pessoas acreditam, também alguns charlatães fazem o mesmo e as pessoas acreditam, outros dizem conversar com os mortos e as pessoas acreditam, mas quando alguém fala que a ciência chegou à conclusão de que os sistemas solares são comuns no Universo, a maioria olha pra você com a cara de quem não está acreditando, a razão disso está na maioria das pessoas que não têm o hábito da leitura, não pode esperar muito dessa gente que só sabe ler a Bíblia, isso quando a lê, não quero com isso dizer que a Bíblia não é uma boa leitura, claro que ela é, o problema é que existem milhões de livros que estão na frente dela em termos de conhecimento humano, porque quando os livros da Bíblia foram escritos, a ciência nem engatinhava ainda, então é natural que este manual não fala dos dinossauros, naquela época eles não tinham conhecimento dos gigantescos animais que viveram na Terra muito mais tempo que nós humanos, portanto, este é o nosso grande problema, o homem só se libertará depois que passar a ler, a estudar, a questionar o mundo em que vive, não que eu queira puxar o saco do ateu, mas se eu fosse escolher entre o ateu e o crente para trabalhar comigo, escolheria sem pestanejar o primeiro, a razão eu já disse acima, todavia, posso repetir, enquanto que o crente lê só um livro, isso quando ele lê, o ateu, certamente, leu o do crente [a Bíblia] e muitos outros que o dito cujo não faz a menor ideia, o ateu vê o mundo por vários ângulos, já o crente o vê por um único e pobre ângulo.

Em tempo:
Agora a pouco ouvi pela televisão a notícia: "a procura por objetos religiosos aumentou", péssima notícia, é sinal de que as pessoas não querem pensar, são preguiçosas, é mais fácil ter a imagem de um santo, acreditar nele e pronto, mas na hora em que a barra pesa, corre para o hospital, de que lhe adiantou o santo?, infelizmente, a ignorância está aumentando a cada dia que passa e com isso o mundo está piorando vertiginosamente.

anibal werneck de freitas.

O ÚNICO CRISTÃO VERDADEIRO MORREU NA CRUZ?


Todo religioso diz que o verdadeiro reino não é este aqui e sim, o de Deus lá no céu, engraçado, no entanto eu o vejo mais preocupado com o cotidiano através dos bens materiais que muitos acumulam, carros, casas bonitas e por aí vai, o cantor Roberto Carlos que se diz um católico fervoroso através das suas músicas, não deixa de lado suas riquezas que, a cada dia, tornam-se cada vez mais volumosas, vive num palacete, tem iate, cercado de todas as mordomias, para que tudo isso, se o verdadeiro Reino de Deus não é aqui?, assim dizem os cristãos, tem, também, o Pe. Marcelo que está construindo uma catedral, se enriquecendo da vendagem dos seus discos e livros, prega a humildade e vive na ostentação, bajulado pela fama, que exemplo de cristão ele está demonstrando?, nenhum, é a resposta certa e, o pior é que ninguém enxerga isso, 

são pessoas que pregam o Reino de Deus construindo um pra eles aqui na Terra, assim também tem aquele cardeal [se não me engano] na Alemanha que vive num luxo que chegou a incomodar o Vaticano, assim como também o próprio Vaticano que é uma país riquíssimo e os seus habitantes vivem numa regalia sem igual, onde está a humildade que Cristo pregou, enquanto isso, homens como o Bispo de Araguaia, Casaldáliga, vive da forma mais simples possível e ainda é ameaçado de morte pelos fazendeiros porque ele coloca o rico e o pobre no mesmo patamar, não dá para entender esta cúpula da Igreja, se Cristo voltasse ao mundo iria dizer que está tudo errado e, certamente, ele seria crucificado novamente só que desta vez, pela própria Igreja que não lhe iria dar crédito, infelizmente, não dá pra ser cristão de verdade, segundo Nietzsche o primeiro e único cristão verdadeiro morreu na cruz.

anibal werneck de freitas 

MINHA OPÇÃO AUTÊNTICA


Assim como o teísmo, também, é fruto da imaginação, ou seja, pode ser e pode não ser, e depois, caso Deus exista, que diferença faz para ele a minha descrença ou a sua crença, tudo dá no mesmo, agora, optar pela crença ou pela descrença é outra coisa, eu, por exemplo, optei pela descrença porque não consigo entender como um mundo tão ruim quanto ao nosso possa ser obra de um ser bondoso como pregam as religiões, é por demais contraditório, aquela comparação do relógio que para existir alguém está por trás como prova da existência de Deus não cola e muito menos uma flor que pode gerar outra, porque se fosse obra de Deus, a própria flor não produziria por si mesma outra igual, e, a natureza está cheia desta situação, o que observamos é que ela é tão complexa, sem levar em conta que tudo começou numa única célula que foi evoluindo, evoluindo e continua evoluindo por conta própria "ad infinito", não tem como colocar Deus nesta história e depois, como já relatei acima, neste mundo tem mais coisas ruins do que boas e olha que nas boas tem ainda muitos problemas, um dia está bom, no outro não, portanto, respeito sua opção mas, na minha concepção, a presença de Deus não funciona, isso sem falar na sua indiferença para com aqueles que o adoram, imagine então para com os ateus, sendo assim, já tentei acreditar, todavia, quando vejo notícias de religiosos matando em seu nome, chacinas dentro de igrejas, a forma como os cristãos colonizaram a América, com uma cruz na mão e na outra uma arma, não dá para acreditar neste ser poderoso que é incapaz de fazer com que seus devotos sejam as melhores pessoas do mundo, pelo contrário, parece que ele [Deus] impinge mais ódio que amor no coração dessa gente, imaginação ou não, só sei que optei pelo ateísmo e confesso que me sinto mais autêntico.

anibal werneck de freitas. 

A CRENÇA É IRRACIONAL


Não querendo ser radical, devemos acreditar ou não acreditar? Se você acredita em Deus, algo que você não vê, creio que isso lhe coloca na mesma situação de uma criança que acreditar no Tucanlino, um personagem que eu criei. A mesma coisa tem a ver com a crença em Deus. Assim também o árabe que acredita em Alá. Ou o hindu que tem Brama como seu Ser Supremo. Já no caso da descrença, você se sai melhor. Ou seja, não acreditando em Deus, você está coerente porque nas demais coisas não acreditará, também. Corrige-me se estiver errado no meu raciocínio lógico. Vamos ao seguinte silogismo: A crença é irracional, o homem é racional. Logo, o homem por natureza é descrente. Não quero com isso dizer que sou contra os crentes. O que estou querendo dizer é que agindo assim, estaremos contra a nossa racionalidade, ou seja, inteligência. Existe aí uma incoerência muito grande. Deste jeito estaremos agindo contra a nossa espiritualidade, ou seja, a única razão que temos e sentimos através da nossa mente que é a ponte existente entre o cérebro e a espiritualidade.

anibal werneck de freitas.

SOMOS TODOS ATEUS


Se você é católico e não acredita nos deuses egípcios é, na verdade, um ateu para com a religião deles, ateísmo é a negação de uma ou de muitas divindades, a única diferença está no fato de que o ateu, no sentido da palavra, não acredita em deus nenhum, todavia, isso não livra a cara do religioso que não acredita no deus ou nos deuses das outras religiões, desafio qualquer um que possa me convencer de que estou errado, somos ateus sim!, o que a gente percebe é que cada religião tem o seu deus específico, até na mesma religião existe atrito quanto à crença em Deus, por exemplo, dentro da Igreja Católica, uns dizem que Deus é transcendente, outros já o colocam como imanente, afinal, a verdade não pode deixar dúvidas, ou é, ou não é, enfim, o que estou querendo dizer neste texto é o seguinte: todos nós somos ateus, o que existe na verdade são religiosos e irreligiosos.

anibal werneck de freitas.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

CRIAÇÃO IMPERFEITA

Apesar de ser ateu ao Deus cristão, devo admitir que exista uma Inteligência Superior representada pela Natureza que deu origem a tudo o que existe, digo isso porque não acredito numa obra que não tenha autoria. Você pode até chamar isto de deus, que não me importo. Pra mim é algo que sempre existiu, assim como os ingredientes necessários para fazer o mundo. Esta inteligência superior está imbuída em tudo, está dentro de você, de mim, enfim, até na formiguinha, sua presença é maciça. Aquela história de que Deus criou o mundo do nada é conversa pra boi dormir, não faz o menor sentido. Agora, se você olhar para o céu à noite, verá uma harmonia que só pode ter originada de uma mente poderosa. É claro que junto à esta harmonia existe o caos, uns bem perto de nós [terremotos, maremotos], outros longínquos como, os buracos negros que absorvem tudo à sua volta. A Natureza é como a gente, ela também tem os seus defeitos. Se você quiser chamá-la de um Deus Imperfeito, eu aceito, até porque esta ideia de perfeição em Deus é coisa de religião.

Meus e minhas, pensei muito sobre o que estou dizendo, se existe este Deus/Natureza, ele está aí na nossa frente e nós ainda não acordamos pra isso.
Não faz muito tempo, li o livro do já famoso, Marcelo Gleiser, intitulado, CRIAÇÃO IMPERFEITA [Cosmo, e o Código Oculto da Natureza] e achei interessante sua maneira de descrever o mundo e, de lá pra cá, tenho pensado muito nesta possibilidade, ou seja, a  Natureza ser o lado visível desta Grande Inteligência que tem lá os seus defeitos, mas que está sempre criando coisas novas, ora acertando, ora errando, é isso aí!

anibal werneck de freitas.

PESSOAL, VAMOS ACORDAR!


Apesar das imperfeições que existem no mundo, eu considero a vida inteligente o maior milagre do mundo e, olha, que é um milagre raríssimo, se exite outro, está bem longe daqui, porque até agora a ciência não conseguiu rastrear um planeta, nem igual ao nosso.
Pois é, o que me deixa fulo é que tem gente que fica procurando por um milagre, principalmente os religiosos, se esquecendo de que estamos vivendo um, completamente magnífico, ou seja, repetindo, a vida.
O que esta gente está querendo?, ver as leis da Natureza sendo transgredidas. Eu acho um absurdo, esta gente tem que parar de pensar desta maneira. Mas Cristo fez milagres prodigiosos, como por exemplo, morto voltar à vida, cegos enxergarem, aleijados andarem, etc, etc, etc... Bem, isso é o que está escrito na Bíblia e quem escreveu tudo isso não foi testemunha ocular, pra mim isso tudo foi uma grande mentira, se Jesus fez tudo isso, por que os historiadores romanos contemporâneos a ele não escreveram nada a respeito? e depois, tem o seguinte, já que Jesus tinha este poder, por que não curou de uma tacada só, os males do mundo?, é conversa pra boi dormir, não dá para acreditar. Agora, no milagre da vida inteligente, sim. Ele está aí na cara de todo mundo. 
Pessoal, vamos acordar!

anibal werneck de freitas, 

VAMPIRANDO