sábado, 28 de abril de 2012

MISTÉRIO

o homem não pode ser 100% ateu face à presença do mistério, uma força maior que a nossa existe pelo fato de não sermos donos de nada, estamos neste mundo sem a nossa vontade e, quando menos se espera saímos dele, algo maior parece existir com as rédeas nas mãos, os religiosos chamam isso de deus, nós, agnósticos, de mistério, algo acima da nossa compreensão e que deve ser respeitado, não podemos sair por aí negando o inatingível, seria uma insensatez muito grande, tal procedimento. confesso que já fui muito radical nesta questão e hoje vejo que estava completamente errado, foi desde quando assisti o curta do humberto mauro chamado joão de barro que eu senti que tem algo regendo o universo, ou que pelo menos, pôs regras nele e deu o livre arbítrio ao homem, bem como ao próprio universo, também. ele, o mistério insondável, por sua vez, não interfere em nada, seria o deus/natureza de spinoza?, não sei afirmar tal coisa como a verdade de schopenhauer, prefiro chamar de mistério

anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O MONOTEÍSMO JUDAICO

o monoteísmo judaico se deve aos egípcios. bem antes, akenáton, um faraó, tentou implantar a crença num único deus, áton, sol, não foi feliz porque atraiu a ira dos sacerdotes e estes fizeram de tudo para derrubá-lo e conseguiram. voltando ao monoteísmo judaico, o povo hebreu, cativo dos hititas que dominavam a terra do nilo, ainda tinha adoradores de ídolos, o bezerro do êxodo é uma prova, moisés foi obrigado a agir com violência para fazer sua gente acreditar num único deus, uma razão de que nem o próprio povo escolhido tinha lá tanta crença nele, qualquer situação difícil provocava um retrocesso, foi preciso criar uma recompensa além túmulo paradisíaca, ou seja, um paraíso cheio de árvores frutíferas e rios caudalosos, um resultado claro em religiões que surgiram no deserto, como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, por outro lado, a crença num único deus foi mais para unir um povo disperso nos seus ídolos ou deuses, a religião sempre foi utilizada pelos políticos para se manterem no poder, a própria bíblia nos mostra esta face através do deus de israel, um ser poderoso, raivoso e político, sempre no comando de exércitos para conquistar terras e assim instalar um reino para governar na figura do rei, david, salomão... religião é isso aí até hoje.

anibal werneck de freitas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PADRE ATEU JEAN MESLIER



O ateísmo começou praticamente com o padre francês, Jean Meslier, quem não suportou o que viu na sua época, as injustiças contra os camponeses, os abusos do rei Luiz XIV, enfim, as mentiras pregadas pela Igreja, que torturava e matava o primeiro que se opunha a ela.
Meslier (1664 -1729) viveu numa aldeia como pároco e não acreditava nos sacramentos eclesiásticos, para ele tudo não passava de enganação, não acreditava no Deus judaico-cristão e nem em Jesus Cristo, mas para não perder a liberdade se omitiu a vida inteira, e, como vingança, deixou escrito tudo o que pensava a respeito do cristianismo, tanto assim que depois da sua morte, seus escritos foram revelados e deste modo eles escandalizaram a sociedade francesa que caminhava para a revolução de 1789, causada pela burguesia e pelo povo, cansados dos mandos e desmandos do Estado em conluio com a Igreja.
anibal werneck de freitas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PERDOE-ME, PADRE QUEVEDO

perdoe-me pe. quevedo, com todo o respeito que eu tenho pelo senhor, as inúmeras religiões que existem no mundo nos mostram que nenhuma delas foi revelada por deus, a católica é mais uma delas, cada uma fala uma coisa, a verdade é que as chamadas revelações não passam da imaginação humana, se deus existisse realmente, ele não iria perder o tempo de se revelar para uma meia dúzia de homens maltrapilhos no deserto, ele revelaria para toda a humanidade de uma vez por todas, os absurdos que as religiões nos propõem, nos mostram que elas saíram da ignorância humana, portanto, o cristianismo não é a única religião verdadeira, a igreja deveria respeitar as demais, onde está o ecumenismo proposto por no vaticano ii?, com o saudoso papa joão xxiii, a igreja estava dando um grande salto, mas hoje, de maneira triste, observo que ela [igreja] está andando pra trás, é lamentável.
anibal werneck de freitas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

DRAUZIO VARELLA [GRANDES HOMENS, GRANDE ATEUS]



dr. drauzio varella é ateu convicto, vale a pena ver este vídeo onde ele responde com segurança a todas as perguntas, mostrando ser um homem íntegro, vale a pena conferir.

anibal werneck de freitas.

O DEUS DOS CRISTÃOS

segundo os crentes, deus é a bondade infinita, deu o seu próprio filho em prol da humanidade para salvá-la, confesso que até hoje não consigo entender isso, salvar de quê, mas enfim, deus criou o homem para não ficar sozinho e ainda por cima deu-lhe a mulher, etc, etc, etc...
tudo bem, mas o que você me diz a respeito das coisas ruins que acontecem com os humanos?, se deus é tão bondoso assim, não deveria permitir tais coisas com os seres humanos que o adoram, a cada dia que passa surge uma doença, sem falar no câncer que até hoje ceifa a vida de muita gente, dos vírus mutantes, dos terremotos, maremotos, enfim, da violência batendo à nossa porta, etc, etc, perdoe-me, respeito sua crença, mas este deus (judaico-cristão) não o acho legal, fez um mundo onde a desigualdade é gritante, crianças passando fome, guerras constantes, sei que ele deixou o mundo para o homem, mas acontece que a situação está piorando cada vez mais, se ele existe realmente, eu acho que já está passando da hora de uma intervenção da parte dele, para mim está sendo um deus muito ausente para o meu gosto, você vai me desculpar, eu procuro sempre ver as coisas sob dois ângulos e a impressão que eu tenho é de que estamos sozinhos neste universo tão agressivo, perdoe-me mais uma vez pela franqueza, mas é isto que eu penso. um abraço.
  
anibal werneck de freitas.

VAMPIRANDO