SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CAUSA E EFEITO


Aceito até a existência de um mundo, digamos, espiritual, mas num ser divino criador de tudo, eu não consigo. Não consigo porque o Universo segue o seu roteiro sem a sua presença. Tudo o que existe segue uma linha chamada, evolução.  A Igreja para justificar esta indiferença divina alega ser o 'Silêncio de Deus'. O problema é que ele está silencioso demais para com as coisas ruins que acontecem. O fato é de que ele nunca existiu. 
O Budismo crê num mundo espiritual, em reencarnações e, no entanto, é uma filosofia de vida completamente ateísta. Budista que acredita em Deus está forçando a barra. Buda não acreditava em divindades. O homem está sozinho e ele é que tem o dever de resolver seus problemas terrenos. Estamos aqui nesta vida para vivê-la da melhor maneira possível. Causa e efeito são os dois pontos polares que se unem à nossa existencialidade. Se não procurarmos agir de uma forma em que possamos atenuar estes dois pontos, estaremos perdendo o nosso tempo e deixando a vida passar à revelia. É aí que vejo o erro dos monoteísmos que ficam desprezando a única existência de que temos certeza em prol de uma totalmente incerta.
Já o Espiritismo, se ficasse só no Livro dos Espíritos de Allan Kardec, estaria perfeitamente completo, mas, infelizmente, para agradar a maioria, caiu no erro de enfiar os evangelhos cristãos na sua doutrina, deteriorando assim o verdadeiro objetivo da filosofia espírita, ou seja, o científico.
E digo mais, aceito, também, que no Universo possa existir milhões de mundos materiais e imateriais, porém, sem essa de que um dia veremos Deus. Mesmo se Deus existisse, se alguém conseguisse falar com ele ou o visse, seria também um deus.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...