sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VIDA É UMA FACA DE DOIS GUMES



Cada um de nós tem o seu lago da vida e o nosso dever é mantê-lo sempre calmo e tranquilo, fazendo de tudo para não deixar ninguém jogar uma pedra sequer nele, porque uma pedrinha já é o bastante para criar ondas tirando assim o seu sossego, sei que é difícil, todavia, não custa nada tentar, quando falo nas pedras, quero dizer, aquelas coisas ruins que nos acontecem e que a gente  se deixa levar por elas, afinal, todo mundo é humano e erra, portanto, levando por este ângulo fica mais fácil estar sempre perdoando, até porque estaremos fazendo bem ao nosso lago, interceptando assim as pedras que, certamente, vão desestabilizá-lo, deste modo, devemos ignorar as mazelas do dia a dia, procurando sempre relevar, melhor dizendo, esquecê-las por completo e, como já mencionei acima, sempre preservando o nosso lago destas intempéries, porque o resultado só nos será benéfico, se conseguirmos tal comportamento, estaremos perto do super-homem  de Nietzsche, onde ele diz que vivemos numa corda bamba atada ao animal até ao super-homem, sendo assim, se mantermos a tranquilidade do nosso lago, nosso equilíbrio nesta corda será mais fácil, sei que não é fácil, tem muita coisa que atrapalha a quietude do nosso lago que só através da contemplação conseguiremos tal intento, para isso temos que nos retirar do mundo, nos enclausurar, assim como o ex papa  Bento está fazendo, agora, se você me perguntar se este processo está correto, devo lhe dizer que não, mas é uma forma de manter calmo o nosso lago de maneira mais fácil, embora nos atrapalhe chegar ao homem de Nietzsche, pois bem, confesso-lhe que para mim fica muito difícil, tem uma frase que diz, Se queres ser feliz, não analise, É aí que entra a questão, quando estamos analisando qualquer coisa, a água do nosso lago começa a se mover, donde concluo que a vida é uma faca de dois gumes.  


Anibal Werneck de Freitas. 

2 comentários:

  1. Meu caro Anibal eu estou ao contrário do exemplo do Lago, estou me sentindo naquelas ondas enormes hawaianas só que ao invés do prazer de surfá-las, estou batendo contra a força delas para ver se as atravesso sem grandes danos, posso afirmar que os Ondoes estao me dando uma goleada, estou quase chegando ao fundo, mas estou vez por outra tentando botar a cabeça apra fora da agua para pegar folego, o problema todo é quando a depresso te alcança e isso que é o mais problematico , pois com a cabeça legal voce consegue nadar melhor no mar revolto, mas com a Cuca nao estando legal voce ve problemas em tudo, sua auto estima e confiança vao pára o vinagre e nao tem ninguém que consiga fazer com que sua mentalidade muda, para tudo vc nao ve soluçao, a mudança nao passa por psiquiatria, ou melhor ate passa, mas o Psiquiatra ou psicologo nao vao dar jeito em voce se a propria pessoa nao confia no que ouve ou nao acredita ou nao esta em condiçoes de perceber isso, eu tenho conscien cia que a mudança passa por mim no sentido que eu tenho que ser o primeiro a tentar sair do problema, mas como fazer se eu nao me convenço de que posso tentar sair, a mente humana é uma coisa fantastica tanto para o lado positivo e o negativo, e infelimente eu queria era estar com ele para o lado positivo mas nao consigo,e o pior disso tudo amigo é vc ter consciencia disso e nao fazer nada para mudar a situaçao, acho que endoidei de vez e pirei na batatona, batatinha ja deixou de ser faz tempo,hahahahahahahaha, que dureza e o pior que nao bebo Dreher,hahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Fê,
    eu também tenho o meu lado da autoestima meio pra baixo, deste modo estou procurando sempre ver o lado positivo, mesmo nas coisas negativas, não gosto de autoajuda, mas tem coisas que realmente ajudam a gente sair do buraco, veja bem, raciocine comigo, somos duas pessoas sem nenhum defeito físico, isto já é o bastante pra nos sentirmos bem, portanto, o melhor que nós temos que fazer é ir à luta, não devemos dar nenhuma importância às derrotas, elas [as derrotas] são como a noite que por mais longa que seja, acaba sempre se encontrando com o dia [a vitória], vá por mim, você é um cara inteligente e acredito piamente que vai conseguir.
    Um abração,
    Anibal.

    ResponderExcluir

ESTAMOS SOZINHOS?