segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VISÃO DE MUNDO

a visão de mundo por parte das religiões do deserto, ou seja, cristianismo, mosaismo e islamismo, é simplesmente linear. daí a razão delas anunciarem o fim do mundo. para elas, um outro mundo, onde não haverá choro e nem ranger de dentes, acontecerá depois do juízo final, onde só os justos terão o direito de viver eternamente.
mediante a isso, subentendo que os injustos, além de não serem dignos do perdão [princípio cristão], sofrerão para sempre no fogo de geena, ou seja, no inferno.
comparando a visão de mundo monoteísta com a, do hinduísmo [visão circular], chegamos à conclusão de que a visão hinduísta é mais sensata, mais compreensível e mais humana, começando pelo sistema de reencarnações, onde todo mundo pagará pelo que fez de ruim, com direito à salvação após o pagamento.
no bagavadguitá, não encontramos nenhum juízo final, além dos ensinamentos milenares. o livro sagrado hindu, nos mostra que o mundo sempre existiu sob a égide de estar sempre se renovando, explicando melhor, tudo nasce, acontece, morre e, nasce de novo, num procedimento que não tem fim, o mundo é eterno.
o pensamento hindu faz sentido. veja bem. segundo a ciência, o universo tem aproximadamente 10 bilhões de anos e a terra, 4,5 bilhões. isso não é nada em se tratando de idade para o universo e para a terra e, tem mais, segundo os cientistas, o nosso planeta já está com os dias contados. daqui a 4,5 bilhões, o sol explodirá, e assim, deixaremos de existir.
com isso, chegamos à conclusão de que até o mundo que conhecemos obedece o ciclo vicioso: nascimento, vida, morte, nascimento...
concluindo, a visão de mundo do hinduísmo bate com a, científica. se o universo teve nascimento através do incontestável big bang, significa que ele um dia morrerá e, assim, outro virá, certamente. digo isso porque o mundo é eterno como nós, também, e, o nosso filho é a prova cabal.
como você já deve ter notado, a minha empatia com a visão circular é total.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?