terça-feira, 15 de março de 2011

ANIBAL ENTREVISTA TUCANLINO / NATURA E PESSOAS

 Tucanlino

ANIBAL ENTREVISTA TUCANLINO

Anibal - Tucanlino, porque você é ateu?
TucanlinoNa verdade, apesar de ter estudado num seminário diocesano,  eu sempre questionei os dogmas da Igreja, aquela coisa de obrigar você a acreditar em coisas absurdas como por exemplo, a ressureição dos mortos, para serem julgados por Deus no Juízo Final. Sempre tive a mania de questionar tudo. Pois bem, a partir do dia em que li, ENSAIOS SOBRE O CETICISMO, um livro organizado por Plínio Junqueira Smith e Waldomiro José da Silva Filho, não tive mais dúvidas do meu ateísmo, por incrível que pareça.
Anibal - Como assim?
Tucanlino - No livro tem um capítulo que fala a respeito do primeiro ateu que se tem notícia, um monge francês que viveu no século XVI, para ele, Deus é fruto da imaginação humana e sempre foi usado pelos poderosos para se manterem no poder, temos na História a questão do poder divino do rei, além disso, Meslier, este monge, aponta os abusos dos padres no livro que deixou para a posteridade. Deste modo,  assinei embaixo tudo que ele relata sobre a intolerância religiosa que causou danos  irreversíveis à humanidade, coisas, como a Inquisição, o aniquilamento dos povos indígenas, etc, etc, etc...
Anibal - Mas os homens daquela época tinham outra cabeça.
Tucanlino - Tudo bem, mas pelo visto houve então um retrocesso terrível, digo isso porque os romanos eram tolerantes com as religiões dos povos dominados, em Roma existiam templos à deusa Isis dos egípcios. Todavia, por outro lado, fica a pergunta, E o evangelho de Cristo, como fica, nele Jesus ensina o perdão, Nietzsche está coberto de razão, O primeiro e único cristão morreu na cruz, é um pouco radical mas faz sentido. E a Noite de São Bartolomeu?
Anibal - É... realmente foi uma página lastimável da História da França, um   absurdo sem tamanho.
Tucanlino - Põe absurdo nisso.
Anibal -  Mas... e a sua família, como ela vê sua descrença?
Tucanlino - Da forma mais tranquila que você possa imaginar, criei meus filhos sem religião e eles nunca reclamaram, ou melhor, até gostaram. Por outro lado, minha mulher também  é, desde o dia em que um padre negou extrema unção ao seu pai no leito de morte. Graças a isso, minha família vive em completa harmonia, não me arrependo de nada, pelo contrário
Anibal -  E as catástrofes constantes que estão acontecendo, não seriam uma resposta de Deus às coisas ruins que o homem anda fazendo?
Tucanlino - Isto sempre aconteceu desde que o mundo é mundo. Hoje, além de ter mais gente e, consequentemente, mais construções, sem mencionar as experiências com bombas atômicas, desmatamentos, etc, etc, os meios de comunicação são muito mais eficientes. Em poucos segundos, uma notícia do outro lado do globo chega na tela do seu computador, nada escapa. Antigamente era muito difícil veicular uma notícia, só pra você ter uma ideia, a notícia do assassinato do Presidente Abraão Lincoln dos Estados Unidos, só chegou na Europa 13 dias depois.
Anibal - Uma coisa devo observar, as respostas dos ateus são por demais convincentes, dificilmente deixam dúvidas, são coerentes, pois bem, o que você acha da pesquisa que taxou o ateu mais inteligente que o crente?
Tucanlino - Não é que o ateu tem o QI mais elevado, o problema é que o crente lê só um livro e não questiona nada, ao passo que o ateu lê tudo quanto é livro, incluindo o do crente e, ainda por cima, questiona.
Anibal - A entrevista está muito interessante, mas tudo tem princípio e fim, sendo assim, para terminar, deixe uma mensagem.
Tucanlino - Não sei se é uma mensagem, é mais um pedido, Gente, vamos ser mais tolerantes, vamos respeitar a crença e a descrença, no dia em que soubermos conviver com as diferenças, o mundo certamente será outro, imagine um mundo totalmente igual, além de monótono, as coisas não sairiam do lugar, seríamos como  o gado no curral. Agora, um mundo onde todos se colocam como parceiros da mesma sorte, convivendo harmoniosamente com suas diferenças, certamente será um mundo que vale a pena ser vivido, é isso aí. Sobre esta questão eu gosto muito da música, NATURA & PESSOAS, eu aconselho ouvi-la, vale a pena.
AnibalÉ verdade, tanto assim que nós resolvemos colocá-la no blog.



NATURA E PESSOAS (Anibal Werneck de Freitas) Natura me cerca, / Fere-me n’alma. / Água cristalina, / Lúcida calma. / Cercam-me pessoas, / Afinam-me o espírito. / Varam-me assim / O senso crítico. / Natura e Pessoas / Buscam-me forte, / Parceiros do tempo / E da minha sorte.

Gravação de 2000, voz e teclado com Anibal Wernek e guitarra com Filipi Machado Werneck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?