SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

quarta-feira, 8 de junho de 2016

NIETZSCHE, UM GRANDE PENSADOR INJUSTIÇADO PELA PRÓPRIA IRMÃ


Nietzsche, [1860 - 1900], foi o único pensador realmente ateu de nossa modernidade pós-cristã.
Certa vez, confessou à sua irmã, Lisbeth, numa noite lúgubre, num lugar solitário e frio, o seguinte, Prometa-me que quando eu morrer, não haverá em torno do meu caixão nada além de amigos e nenhum padre declamando absurdos sobre o meu corpo, quero que me enterrem sem mentiras, como o pagão honesto que sou.
Portador de uma sífiles terciária, o grande filósofo que matou Deus, veio a falecer num dia tempestuoso e a sua irmã não cumpriu o seu pedido. No seu funeral, os sinos das igrejas dobraram, autoridades fizeram discursos, a pequena burguesia local e os filisteus se entregaram aos prazeres de beira de túmulo, elogiando o morto na maior hipocrisia, um canto foi entoado pelo coral paroquial e, a sua irmã agiu ainda de má-fé, colocando uma cruz de prata maciça chumbada na tampa do caixão de carvalho, condenando o cadáver do seu irmão a se decompor sob um crucifixo.
Como se não bastasse, a pérfida irmã de Nietzsche, casada com um judeu antissemita, fez amizade com Hitler e passou a ideia do Super-Homem de Nietzsche, como uma alusão à supremacia do povo alemão sobre os demais, dando origem assim ao Nazismo. Mussolini também recebeu cópias dos escritos nietzschianos e, deste modo, criou o Fascismo.
Desta maneira, de forma injusta, Nietzsche foi transformado no mentor da Primeira Guerra Mundial. Felizmente, com o passar dos anos, o grande equívoco foi reparado e o verdadeiro Super-Homem de Nietzsche foi realmente revelado, não tendo nada a ver com a raça alemã e sim com o homem de modo geral, na tentativa dele se desenvolver, distanciando-se cada vez mais do outro extremo da corda em que está atado aos animais. Ecce Homo, eis aí o verdadeiro homem nietzschiano.
Justiça seja feita, hoje, o filósofo mais lido chama-se, Nietzsche, as livrarias estão abarrotadas de obras sobre este grande pensador.

anibal werneck de freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...