sexta-feira, 29 de maio de 2015

AOS PÉS DESTE INSTANTE


Aos pés deste instante recebo você com todos os meus sentimentos crivados de amor, os quais, lhe ofereço sem pedir nada em troca, apenas o prazer de estar conectado com o seu âmago existencial e assim formarmos um elo de muita paz e alegria, porque deste modo o mundo conhecerá a verdadeira harmonia.

anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

NUMÊNICO E FENOMÊNICO


Acredito muito no poder de preservação da Natureza, quando um corpo morre ela se encarrega rapidamente de substituí-lo por um bem novinho, pois bem, assim também ela age na mente, migrando-a para este novo corpo e, deste modo, somos eternos enquanto existimos, a bem da verdade, nada se perde na natureza, porque ela está sempre se renovando. Segundo o filósofo alemão Schopenhauer, o mundo está dividido em duas partes, a numênica [vontade] e a fenomênica [sentidos], nenhum de nós já experimentou a primeira porque ela é em si, já a segunda, estamos sempre experimentando-a, eis a razão pela qual cada um de nós tem uma visão limitada do mundo, agora, tando a numênica quanto a fenomênica, ambas pertencem ao mundo material, a diferença está no fato de que a primeira é constante e a segunda é inconstante, ou seja, está sempre se renovando.
Para se chegar a este resultado, Schopenhauer se baseou seus estudos no Hinduísmo, focalizando praticamente o Budismo, que acredita na migração de mentes como uma forma de premiar os bons e castigar os maus, levando-se em conta a salvação de todos através de inúmeras chances.
O Nirvana, por exemplo, nos mostra o grande prêmio para os Iluminados que não precisarão se reencarnar mais, findando assim sua existência terrena numa tacada só, provando a finitude completa do ser. Uma prova de que a mente também tem átomos, acontece que outras mentes vão se formando, mostrando que a matéria sempre existiu independente de qualquer inteligência superior, além da inércia, ela é responsável pelo movimento.
A vontade de levantar o meu braço [numênica], já com o braço levantado [fenomênica], a segunda não acontece sem a primeira. É uma ideia ateísta que nos explica melhor este universo complexo.

anibal werneck de freitas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ARGUMENTAÇÃO AUSPICIOSA


 "I don't believe in a God who does much. But I do believe in God, for some reason that I can't explain." Paste Magazine, August 1, 2007.
Está aí uma posição que acho cunhada pela razão, assim como o ateu não tem como provar a não existência de Deus, o deísta acredita na existência de uma inteligência superior que deu origem a este mundo e, deste modo, ela não interfere em nada, ou seja, o mundo segue o seu caminho naturalmente, e, o livre pensamento é o maior tesouro do homem. Como diz a frase acima, Eu não acredito em um Deus que faz. Mas acredito em Deus por alguma razão que eu não posso explicar, Eu acho esta argumentação bastante auspiciosa.

anibal werneck de freitas. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

GUERRAS RELIGIOSAS


À medida em que avançamos no saber científico, nossa ilha do conhecimento vai se expandindo, mas em compensação, o litoral vai se ampliando cada vez mais, parece uma coisa que não tem fim, portanto, essa é a razão do nosso ser, avançarmos cada vez mais no oceano do desconhecimento. Assim, também, temos uma ilha dentro de nós e que precisa ser aumentada, só que ela não está acompanhando o ritmo da que está do lado de fora, infelizmente, vivemos num mundo em pé de guerra, as religiões só têm piorado cada vez mais esta questão, precisamos deixar de lado as crendices e buscar também através da ciência uma forma de vivermos melhor, a filosofia seria no caso uma maneira racional de desenvolvermos nosso lado moral, destruindo assim as barreiras dos preconceitos, porque temos que construir pontes nos lugares dos muros.

anibal wernecck de freitas.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

FIM DO MUNDO?


Tudo o que existe tem o seu fim, com ele o que foi feito pelo homem e pela natureza. Eu costumo dizer que há um período existencial e outro não existencial, ou seja, o mundo nasce, finda e renasce sempre, explicando melhor, tudo começa de novo. Acredito que toda a nossa evolução volta à estaca zero. Há quanto tempo isso vem acontecendo, eu não tenho como desvendar, é um mistério e temos que aprender a conviver com ele.

anibal werneck de freitas.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O SILÊNCIO PROFUNDO DO DEUS CRISTÃO


O silêncio profundo do Deus-Cristão é a prova contundente de que o mundo está em nossas mãos, a cúpula da Igreja sabe disso e não deixa tal informação chegar aos seus fieis e, quando um Leonardo Boff abre a boca, ela [a Igreja] o manda calar com medo dele revelar tal situação.

anibal werneck de freitas.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

FUTURO INCERTO



A morte é a negação da vida, daí a nossa incompatibilidade para com ela, e, sendo assim, criamos fantasias como a vida além-túmulo para atenuar nosso sofrimento de que somos finitos, afirmando assim, um procedimento normal, porque não seria natural se rejeitássemos o instante. Agora, o problema das religiões é que elas condenam este presente real em prol de um futuro incerto.

anibal werneck de freitas.

terça-feira, 5 de maio de 2015

MUNDO INVISÍVEL



O que nós conhecemos da natureza visível a olho nu ou com instrumentos é muito pouco, imagine o lado invisível que é, talvez, mais complexo ainda, do qual não sabemos nada além das especulações, a ciência está apenas começando a desvendar coisas superficiais deste mundo tão desconhecido, fala-se de física quântica como um portal para um universo onde as leis deste, que mal conhecemos, são totalmente transgredidas, objetos passam pelos outros sem terem necessariamente estado fisicamente no momento da ultrapassagem, é realmente um outro mundo, detectado por aparelhos apropriados, donde pergunto, não estaria aí uma abertura para um lugar paralelo?, creio que a ciência está empenhada em averiguar tal situação, todavia, estamos muito longe de uma resposta mais coerente.


anibal werneck de freitas.

Momentos crepusculares