quarta-feira, 25 de março de 2015

NIETZSCHE TINHA RAZÃO


O mais recente livro do filósofo Michel Onfray, A Sabedoria Trágica, focalizando Nietzsche, afirma que, hoje, o ateísmo não pode mais se dar ao luxo de ser tranquilo. Ele tem que ser intranquilo, porque, entre o judaísmo-cristão arrogante e o islamismo belicoso, deve tomar uma posição de combate, neste século que mudou de figura.
Em meio a tudo isso, religiosamente, a humanidade perdeu totalmente o controle. Está na hora do ateísmo atuar. Acredito que no momento a maioria não está percebendo isso. A religião é coisa do passado e só serve para acirrar os ânimos. Ela [a religião] já fez a sua parte quando a ciência ainda engatinhava. Portanto, vivemos um momento niilista, porque Deus e os deuses estão descendo precipício abaixo e ninguém ainda se deu conta disso, minto: só os ateus. Mas como a minoria mais discriminada da face da Terra pode verter esta situação?. Eu acho que a humanidade perdeu o trem da História no final do século XIX. O sábio Zaratustra desceu do morro e os homens não o levaram a sério. Enquanto isso, a cada dia que passa, o mundo caminha pro abismo que está se aproximando de maneira vertiginosa.

anibal werneck de freitas.

terça-feira, 17 de março de 2015

DANIEL SOTTOMAIOR - Participação do Presidente da Atea na Rádio Eldorado FM na sede da Casa ...

TUDO DEPENDE DE VOCÊ



Sou ateu por não acreditar na existência de Deus, todavia, mantenho uma posição agnóstica porque não tenho como provar sua inexistência. Agora, quanto às religiões tenho uma postura taxativa, ou seja, não acredito em nenhuma delas. Respeito quem acredita, mas pra mim estão perdendo tempo. O mundo sem as religiões seria bem melhor. A História e as notícias cotidianas afirmam o que estou dizendo.
Podem me questionar quanto aos milagres causados por elas, pois bem, eu digo que tudo é mentira, nenhum deles teve comprovação científica.
Muita gente afirma que melhorou sua vida através da fé e eu digo que não foi a fé e sim a confiança depositada em alguma coisa que a fez mudar de atitude para melhor.
Não faz muito tempo que saiu nos jornais a notícia de que soldados do Saddam Hussein mortos pelos americanos estavam fazendo milagres no Iraque. Veja bem, é tudo uma questão de auto-sugestão. Se você confiar num objeto de forma positiva e partir pra luta, eu acredito que vai dar algum resultado, só que tudo depende de você e não do objeto.

anibal werneck de freitas

sábado, 14 de março de 2015

SENZALA & CASA GRANDE


O que nós sabemos muito mal é sobre o instante em que estamos vivendo. Antes dele não temos a menor ideia e depois, nem pensar. Cada religião diz uma coisa e no final fica todo mundo sabendo menos ainda. Deste modo, o que devemos fazer?. Segundo minha modesta opinião, eu acho que devemos agir sempre da melhor maneira possível, sempre fazendo o bem e procurando evitar as coisas que nos fazem mal. Sabemos que somos seres indefesos perante um Universo muito perigoso. Confesso que não acredito em nenhuma proteção divina, haja visto os desastres cotidianos que ceifam vidas e mais vidas. Por outro lado vejo que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. É um mundo de privilegiados e desprivilegiados. Quem tem muito não cede um milímetro para os que não têm e, se um pequeno reage, é simplesmente detonado. E assim, tudo continua do mesmo tamanho. No nosso país em que a senzala continua sendo dilacerada pela casa grande, a situação anda difícil pra ser mudada. Quando o governo faz um pouco pelos mais pobres, os poderosos, donos dos meios de comunicação, dão logo um jeito de instigar a população contra ele. Esta palhaçada de impedimento da Dilma é um exemplo. A maneira como a imprensa fala de um Nicolás Maduro ou de um Evo Morales, governos que ajudam o povo, dá para sentir o que estou falando. E, deste modo, o nosso país nunca sairá do atraso.
anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 9 de março de 2015

A IGREJA ABISSAL


Em frente à janela do meu apartamento, um padre da ordem Marista estacionou um carrão que chamou a atenção da minha esposa. Vi que ela estava com toda razão. Como deve se sentir este padre sabendo que no Evangelho, Jesus prega a humildade e a pobreza?, é  por isso que a Igreja está sempre em crise. Quantos a abandonaram pelo fato dela ostentar o luxo e a riqueza. O que ainda vem salvando a Igreja são os padres da esquerda, trabalhando duro junto às comunidades carentes e sendo, ao mesmo tempo, alvos dos poderosos que mandam matá-los.
Através da História, ordens como a de São Francisco expurgaram muito os mandos e desmandos da Igreja dos poderosos. O papa Francisco vem lutando, mas acredito que ele vai morrer na praia. O João Paulo I tentou vender parte da riqueza que existe no Vaticano para doá-la aos pobres, amanheceu morto. A Instituição Igreja carrega muita coisa ruim sobre os ombros e vai ser muito difícil a sua resignação. No dia em que todos os membros religiosos decidirem aplicar o evangelho de Cristo, a Igreja estará salva. Do contrário caminhará sempre em direção ao abismo.

anibal werneck de freitas

sábado, 7 de março de 2015

A NOSSA REALIDADE É DURA DEMAIS


A realidade é uma só. Dentro da minha concepção de vida ela me parece bastante dura. É só abrir os jornais para conferir. Devido a isso, nosso cérebro procura driblá-la através do lado da imaginação que é muito fértil em nós. Deste modo, surgem as religiões que nos tiram da árdua existência através de promessas confortadoras além túmulo. Eu não recrimino as religiões. Elas são importantes pra muita gente que não gosta nem de ouvir o que a vida na verdade é. A ideia de que somos seres finitos é terrível. Até no presente momento, nem a ciência sabe explicar a razão desta finitude. Sendo assim é mais fácil aderir a um credo que satisfaça o nosso ego que se julga portador de uma alma eterna. Está no âmago da maioria esmagadora que nós somos os mais importantes do universo. Todavia, quando fazemos uma observação mais acurada, vemos que o mundo é praticamente agressivo. A indiferença da natureza para com a humanidade é por demais latente. Corremos perigo o tempo todo do lado de fora e do lado de dentro do nosso corpo. Não sabemos se estaremos vivos no dia seguinte. Num país como o nosso, onde a pobreza graça por tudo quanto é canto, a violência obriga a fazer das nossas casas verdadeiras fortalezas. E o medo de ser assaltado?, um fantasma que persegue o nosso cotidiano. Portanto, vejo que somos obra do acaso e que não significa nada num cosmo desconhecido e imprevisível. Sabe lá o que pode estar a caminho do nosso humilde e frágil planetinha chamado Terra.

anibal werneck de freitas.

DEVEMOS SER AUTÊNTICOS

Nada contra os religiosos, mas eu não consigo entendê-los. Cada um, mediante à sua religião, diz uma coisa. Cada um acha que a sua crença é a mais certa. Eu coloquei aqui o verbo achar, porque significa incerteza. A ciência, por exemplo, não acha nada, ela tem certeza. É o que acontece com os ateus. Todos são unânimes, ou seja, Deus não existe e quando a gente morre tudo se acaba. O ateu não acha, ele tem a certeza. Peça qualquer coisa ao todo poderoso e você receberá o silêncio em troca. Silêncio este igualzinho ao de um cemitério. Sei que o meu tema não é do agrado da maioria. Sei também que sou discriminado por pensar assim. O problema é que eu não posso me furtar de dizer a verdade. Ela é dura, mas honesta. Agora, tem uma coisa, observo que a maioria dos que se dizem crentes levam na verdade uma vida de ateu. Estão sempre  preocupados com a sua vida terrena, casa bonita, dinheiro no bolso, mesa farta, carro do ano, etc... etc... etc... Acredito até que muitos são incrédulos, mas têm medo de sair do armário.

anibal werneck de freitas.

sexta-feira, 6 de março de 2015

VIVER COM DIGNIDADE



Guimarães Rosa disse: "O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas". Poético e verdadeiro. Enquanto vivermos, elas estarão no nosso pensamento e nos nossos sonhos. Graças à nossa segunda via (onírica), nossos entes queridos permanecerão eternos enquanto vivermos. Quanto à vigília, eles ou elas estarão em nossa mente. A natureza descobriu esta maneira inteligente de suavizar a falta daqueles ou daquelas que nos deixaram. Já os que morreram não sentem nada, porque não existem mais. Tudo aquilo que foram em vida ficou no túmulo ou no crematório. E deste modo, prossegue nossa insignificância perante um universo indiferente e perigoso. Mas mesmo assim eu digo: Vale a pena viver com dignidade. Do contrário, vegetamos.

anibal werneck de freitas.

O PÃO DO AMOR


Devemos distribuir a paz como pão para aqueles que têm fome de justiça. Aos que não a têm, devemos deixar claro que o pão está à disposição deles. Não existem excluídos nesta questão. Todos são dignos do pão. O pão é o único alimento necessário à paz e por isso deve ser repartido sem discriminação. Aquele que se nega a comer deste pão se alimenta de ódio o seu coração.

anibal werneck de freitas.

FUNDAMENTALISMO ATEÍSTA, UMA PIADA

 A Igreja Católica criou um tal de fundamentalismo ateísta que a está atacando. Engraçado, para uma ideia ser fundamentalista tem que ter uma doutrina, coisa que o ateísmo não tem, ele só nega a existência de Deus. E depois, nunca ouvi falar em ataques ateístas à qualquer instituição religiosa. Mediante a isso, acredito que este fundamentalismo é um pretexto para os advogados da cúria romana moverem um processo. Ao invés da Igreja se preocupar em se defender dos seus reais inimigos que não são poucos, fica se queixando dos ateus que nem sequer um arranhão lhe causaram. Ora bolas, se os religiosos podem divulgar as suas crenças, por que nós ateus não podemos divulgar a nossa descrença. A Constituição Brasileira é laica, ou seja, o ateu que divulga suas ideias está dentro da lei. Somos livres para pensar. As nações mais desenvolvidas deste planeta se apoiam no livre pensar. Deste modo, não me venha com este fundamentalismo ateísta porque é pura balela, é conversa pra boi dormir.

anibal werneck de freitas.

quinta-feira, 5 de março de 2015

A VIDA É UMA SÓ


 As matanças são mais constantes nos países de forte cunho religioso. Os jornais todos os dias falam de atentados com mortes nos países do Oriente Médio, devido ao fato de que a vida na Terra para o religioso não tem muita importância, porque existe uma melhor noutra existência além túmulo. Eis o grande perigo que a religião evidencia. O mesmo não acontece nos países mais ateístas, onde a crença de que a vida é uma só. Sendo só uma, ela passa a ser respeitada e valorizada. A ideia de que o ateu é perigoso por não acreditar no pecado é furada. Muito pelo contrário, ele sabe que a vida é o bem mais precioso na natureza. Os primeiros cristãos iam cantando para as garras dos leões porque acreditavam que este sacrifício os levaria à vida eterna. Quantos perderam a vida em tenra idade. Ao invés de combater o algoz, se entregavam como cordeirinhos, e, deste modo, continuavam sempre submissos.
O Cristianismo vingou no Império Romano porque o imperador Constantino se converteu a ele devido às questões políticas. Do contrário, o sangue dos mártires continuariam jorrando em vão.

anibal werneck de freitas.

terça-feira, 3 de março de 2015

DA QUANTIDADE SURGE A QUALIDADE


Caímos num vácuo de rotas, nunca tivemos tantos criadores, tanta produção cultural enchendo nossos olhos e ouvidos com uma euforia medíocre, mas autêntica, É uma sentença infeliz, extraída do texto, O assunto é o autor do autor, de Arnaldo Jabor, publicado no jornal, O Tempo, em 3.3.15, que soou como puro preconceito, dando-me a entender que só os famosos são qualitativos devido ao modo radical da sua crítica, agora, o problema é que o mundo está caminhando para o dia em que os consagrados não existirão mais como casta pura e única, todos terão a sua vez e em meio a tudo isso, continuaremos com os bons, os medíocres e os ruins, e, quanto ao Jabor, tal como Dom Quixote, está na verdade confundindo moinhos com monstros.

anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 2 de março de 2015

EXECUÇÃO


Homens fortemente armados, não identificados pela farta indumentária, local completamente desértico, um fio de líquido inflamável até a uma jaula encharcada, dentro dela um jovem de túnica vermelha, de repente do bando um homem se desloca com uma tocha acesa e a encosta numa poça, esta se ilumina e um fio de fogo corre em direção ao condenado que se inflama num segundo, contorce de dor o corpo em chamas, gritos alucinantes devoram o ar, o corpo cambaleia e cai de costas, completamente negro jaz em silêncio.

anibal werneck de freitas.

ESTAMOS SOZINHOS?