SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VOZ & VIOLÃO


Uma voz e um violão é o bastante pra mim. Não que eu queira desprezar uma orquestra inteira. Claro que não. Tudo tem o seu valor. Todavia, o problema está no fato de que a dupla V&V fala mais alto no nosso coração. Pelo menos no meu. Digo isso porque a nossa alma é simples. Ela não gosta muito de coisas complicadas. Quanto mais natural, melhor. É o caso da voz humana que é um instrumento musical perfeito. Uma pessoa cantando à capela [sem o acompanhamento de um instrumento] já é perfeito. Imagine agora esta voz acoplada aos acordes melódicos de um violão. E depois tem mais. O violão é o único instrumento que traduz fielmente o que o cantor está sentindo. Os demais [instrumentos] chegam perto. O cantador quando está com raiva ele mete os dedos com vontade nas cordas do violão e este por sua vez produz um som estridente e perturbador. quando falo do violão eu me refiro à toda a sua família, o banjo, o bandolim, o cavaquinho, o violino, o violão celo, a guitarra, o contrabaixo, a viola, etc, etc, etc... no fundo, todos não passam de um violão diversificado. O violão tem esta particularidade porque ele é o único instrumento que o tocador tem que fazer, também, o som, e, deste modo, ele sai de acordo com o que o tocador está sentindo. Se você não apertar os dedos com vontade nas cordas, o som não sairá. Por isso eu digo que o violão é parte intrínseca de quem toca. Deste modo, devo confessar que Voz e Violão é um casamento perfeito.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...