SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR?


Eu poderia começar este artigo comemorando o Dia dos Professores, mas não vou fazer isto não. Prefiro usar esta ocasião para uma reflexão. Reflexão esta que nos leva a abominar a violência que vem acontecendo ultimamente nas escolas. 
Fui professor a vida inteira e nunca vi nenhum aluno agredindo a integridade física do educador. O máximo que acontecia era uma discussão que terminava sempre solucionada da melhor maneira possível.
Pois bem, agora, a violência está  instalada e são três, as razões que a originaram:
1) A partir dos anos 90, os educadores de gabinete passaram a priorizar o Aluno, dando-lhe regalias que tiraram a autoridade do Professor. Antigamente, um discípulo expulso em Recreio(MG), estava também expulso nas escolas do Brasil inteiro. É claro que não queremos isto de volta, mas a coisa funcionava e os mestres eram respeitados;
2) No tempo da palmatória, o educando que fazia arte apanhava na sala de aula e em casa tomava uma bronca dos pais. É evidente que não queremos isto de volta, também. Todavia, a maioria dos pais de hoje passam a mão na cabeça do filho que fez bagunça e ainda por cima recriminam a escola. É demais pro meu gosto.
3) O professor ganha uma miséria que não dá pra comprar casa e carro. Vamos falar a verdade. Em nossa sociedade, quem tem um automóvel sempre discrimina o que não tem. Isto acontece até entre amigos. É a lei do Capitalismo Selvagem.
Portanto, se o Governo não tomar uma atitude nesta questão através do Ministério da Educação, não sei não, o Ensino no país entrará numa crise de proporções gigantescas. É alarmante o número de professores e professoras que estão de licença. Isto sem levar em conta os que estão em estado de pânico. Desculpe-me a expressão, a educação no Brasil está uma merda.
Pois é, como professor aposentado, eu poderia estar aqui comemorando o meu e o nosso dia, mas não tenho como, porque falta-me a coragem de mentir.

anibal werneck de freitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...