terça-feira, 22 de setembro de 2015

UM AVISO À IGREJA CATÓLICA


O problema maior da Igreja católica é que ela não acompanha o tempo. Está sempre atrasada em relação a ele. Já estamos em pleno século XXI e ainda não superou os seguintes tópicos:
01) Os padres não podem casar;
02) É contra o aborto em todos os sentidos;
03) A mulher não pode se ordenar sacerdote;
04) Condena a homo-sexualidade;
05) Proíbe qualquer estudo com células-tronco;
06) Não admite a ideia de um Deus imanente;
07) Não se declara abertamente contra a fabricação de armas;
08) Age como um Estado todo poderoso;
09) É a maior concentradora de riquezas em todo o mundo;
10) É moralista ao extremo;
11) É dogmática demais.
Enfim, outros itens poderiam ser abordados, mas, se estes citados, fossem superados, a Igreja estaria dando um grande salto. Infelizmente é o que não estamos percebendo no caminho que o Francisco I está traçando pra ela. Pelo visto, ele está focando mais o aspecto místico. Não sou contra, todavia, priorizá-lo será um grande erro. 
A Igreja está perdendo adeptos no mundo inteiro, principalmente entre os mais humildes. Não sou contra as demais religiões cristãs, mas elas estão engrossando suas fileiras de uma forma vertiginosa.
Por outro lado, a Igreja Católica, além de perder os seus fieis, está com um quadro de padres bastante reduzido e a maioria já passou dos sessenta anos de idade. Segundo estatísticas, a França, dentro de vinte anos, passou de 29 mil padres para apenas 13 mil. 
A Igreja Católica precisa dar uma sacudida enquanto é tempo. Não se iluda, a História está ai pra contar, o Império Romano parecia que ia durar pra sempre e no entanto, desmoronou como um muro apodrecido.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momentos crepusculares