quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ATEU [AMOR, TOLERÂNCIA, ESPERANÇA, UNIÃO]

parece uma besteira as letra da palavra ateu se transformarem numa sigla de quatro palavras bonitas e simplesmente coesas para com um mundo melhor: amor, tolerância, esperança e união.
vamos começar por amor, se esta palavra fosse colocada em prática seríamos de uma felicidade sem tamanho. pena que a vida capitalista não nos deixa praticá-la. cada um quer mais que o outro. e assim o amor fica a ver navios.
a segunda palavra, tolerância, é magnífica. como bonito e agradável seria se respeitássemos a opinião do outro, mesmo se ela fosse o contrário do que pensamos. o intolerante geralmente é arrogante porque é um infeliz. ele se acha o dono da verdade e quem não pensa como ele está contra. ora bolas, só pelo fato de não pensar igual não significa que sou inimigo.
já a terceira, esperança, é linda. significa que a gente acredita em tempos melhores. é como diz aquele ditado: "a esperança é última que morre". ditado certo. pura sabedoria. enquanto tiver esperança, existe vida. aliás ela é que nos move a estar sempre ativo. a esperança passa por cima de todos os fracassos, porque a gente sempre acredita que um dia vai conseguir a vitória. o quê seria de nós sem a esperança?
e, finalmente, união, esta significa tudo. sem a união não vamos a lugar nenhum. de que adianta o cantor sem a sua plateia? de quê adianta o professor sem os alunos. mesmo que seja um, dois já formam uma união.
portanto, minhas amigas e meus amigos, pensem bem sobre estas quatro palavras, cujas letras iniciais formam a palavra ateu. coincidência ou não, na minha experiência de vida, tenho visto muito ateu  dando testemunho de tudo o que falei até agora.
vejamos: 
1 - nunca vi um ateu desejando mal a seja lá quem for. Pra mim isso é sinal de amor.
2 - nunca vi um ateu intolerante quando alguém questiona o seu modo de pensar.
3 - nunca vi um ateu perder a esperança naquilo que acredita até na hora da morte.
4 - nunca vi um ateu sozinho, está sempre conversando com alguém independente da sua crença.
deste modo, vamos ficando por aqui.  mas uma coisa eu tenho a dizer. não são todos, todavia, conheço religiosos que são intolerantes ao extremo. sendo assim, a minha opção em ser ateu, [porque já fui religioso e já estudei até em seminário] foi devido à maneira como os ateus vivem. São pessoas que não doutrinam ninguém. você já viu um ateu pregando em praça pública? Agora, se você quiser ser um de nós, é só nos procurar ou passar a ler os nossos blogs, mas aí depende da sua livre e espontânea vontade. É simples, não?

Anibal Werneck de Freitas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?