SEMINÁRIO N. S. APARECIDA

sábado, 19 de janeiro de 2013

VAMOS MONITORAR AS ESCOLAS



Sabe o que eu ganhei dando aula de História em toda a minha vida, uma diabetes e uma pressão alta, a maioria dos alunos não querem saber de porra nenhuma, o negócio deles é passar de ano, e os pais só se preocupam quando o filho leva bomba, reclamam e você acaba sendo obrigado a passar o elemento de ano. Certa vez, vi uma professora, chegar pra mim, chorando, porque passou o dia todo preparando uma aula pra ninguém botar defeito e receber como recompensa o desdém de uma aluna dizendo que não estava nem aí para o que ela estava ensinando. Comigo já aconteceu de preparar aulas usando a tecnologia como, gravadores de som e vídeos e ter que ouvir depois dos próprios alunos que tudo foi uma perda de tempo, porque ninguém estava prestando a atenção e o pior, conversando o tempo todo, atrapalhando a minoria que queria ouvir alguma coisa. É, realmente, desanimador e o pior, tem gente que acha que o professor não presta, que é um desqualificado, a nossa sociedade não consegue ver no professor, um profissional de valor. O mesmo não acontece no Japão onde a profissão é valorizada, portanto, eu acho que a nossa sociedade brasileira não valoriza o mestre, porque é uma sociedade atrasada, ignorante, que ainda está na Idade Média. Sei que existem péssimos professores, mas isso acontece em todas as profissões, todavia, quando se trata dos professores, a coisa se generaliza, a própria mídia quando faz propaganda de escolas, coloca os alunos numa sala de aula fazendo bagunça, é o cúmulo do absurdo. Eu acho que quem mete o pau no professor, não sabe o que é uma sala de aula, nunca deu aula realmente. Outra coisa que me deixa indignado é quando o diretor de uma escola pensa em monitorar o recinto educacional com câmeras de vídeo e a sociedade vem de encontro dizendo que é um absurdo, no entanto, esta mesma sociedade, acha justo monitorar as ruas, os condomínios e as casas comerciais, para combater os assaltos. Poxa, será que os alunos que bagunçam as aulas não são, também, infratores?, e, depois, uma escola monitorada vai realmente dar condições ao diretor e aos professores de fazerem um bom trabalho. Através das câmeras, vamos saber quem são os alunos que perturbam a ordem e, deste jeito, vão ser penalizados corretamente e o ensino vai passar a ter uma viabilização tranquila pra chegar ao seu objetivo que é formar pessoas íntegras, se todos os lugares públicos estão sendo vigiados, por que na escola não pode acontecer o mesmo?.
Gente, escola não é brincadeira, precisa ser monitorada o tempo todo, só assim é que atingiremos o seu verdadeiro objetivo, formar gente.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÁ PRA FICAR CALADO

Confesso que não estou aguentando mais este silêncio de Deus frente aos horrores que vêm acontecendo no planeta. Será que as religiões estão...