sábado, 19 de janeiro de 2013

VAMOS MONITORAR AS ESCOLAS



Sabe o que eu ganhei dando aula de História em toda a minha vida, uma diabetes e uma pressão alta, a maioria dos alunos não querem saber de porra nenhuma, o negócio deles é passar de ano, e os pais só se preocupam quando o filho leva bomba, reclamam e você acaba sendo obrigado a passar o elemento de ano. Certa vez, vi uma professora, chegar pra mim, chorando, porque passou o dia todo preparando uma aula pra ninguém botar defeito e receber como recompensa o desdém de uma aluna dizendo que não estava nem aí para o que ela estava ensinando. Comigo já aconteceu de preparar aulas usando a tecnologia como, gravadores de som e vídeos e ter que ouvir depois dos próprios alunos que tudo foi uma perda de tempo, porque ninguém estava prestando a atenção e o pior, conversando o tempo todo, atrapalhando a minoria que queria ouvir alguma coisa. É, realmente, desanimador e o pior, tem gente que acha que o professor não presta, que é um desqualificado, a nossa sociedade não consegue ver no professor, um profissional de valor. O mesmo não acontece no Japão onde a profissão é valorizada, portanto, eu acho que a nossa sociedade brasileira não valoriza o mestre, porque é uma sociedade atrasada, ignorante, que ainda está na Idade Média. Sei que existem péssimos professores, mas isso acontece em todas as profissões, todavia, quando se trata dos professores, a coisa se generaliza, a própria mídia quando faz propaganda de escolas, coloca os alunos numa sala de aula fazendo bagunça, é o cúmulo do absurdo. Eu acho que quem mete o pau no professor, não sabe o que é uma sala de aula, nunca deu aula realmente. Outra coisa que me deixa indignado é quando o diretor de uma escola pensa em monitorar o recinto educacional com câmeras de vídeo e a sociedade vem de encontro dizendo que é um absurdo, no entanto, esta mesma sociedade, acha justo monitorar as ruas, os condomínios e as casas comerciais, para combater os assaltos. Poxa, será que os alunos que bagunçam as aulas não são, também, infratores?, e, depois, uma escola monitorada vai realmente dar condições ao diretor e aos professores de fazerem um bom trabalho. Através das câmeras, vamos saber quem são os alunos que perturbam a ordem e, deste jeito, vão ser penalizados corretamente e o ensino vai passar a ter uma viabilização tranquila pra chegar ao seu objetivo que é formar pessoas íntegras, se todos os lugares públicos estão sendo vigiados, por que na escola não pode acontecer o mesmo?.
Gente, escola não é brincadeira, precisa ser monitorada o tempo todo, só assim é que atingiremos o seu verdadeiro objetivo, formar gente.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?