sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TUDO É NATURAL




Tive  uma discussão com um amigo em relação ser o agnóstico uma espécie de gente que fica encima do muro, pois bem, refleti muito sobre isso e cheguei à conclusão de que o ateu é muito mais coerente com a verdade, ou você acredita ou não acredita, deste modo, partindo da minha possibilidade de provar que este mundo material existe e que o imaterial não tem como prová-lo, tomei uma decisão, optei pelo ateísmo, pra mim o mundo é este aqui cheio de átomos num vazio infinito quase totalmente preenchido por eles, somos na verdade o resultado de efeitos químicos e físicos e tudo acontece uma única vez através de uma mudança ininterrupta, as coisas sempre existiram e estão sempre se dirigindo ocasionalmente para uma evolução que pode chegar ao caos, o que não diz nada, porque através dele tudo começa de novo, minha vida, sua vida e a vida de todo mundo são na verdade consequências de tudo isso, não existe nenhum propósito, a bem da verdade não há nenhuma necessidade para isso, a única coisa importante é que estamos existindo, somos privilegiados, bilhões não tiveram a mesma sorte, portanto, meu caro amigo, temos que tomar uma atitude e eu já a tomei a minha, eu sou ateu.
Agora não deixo de frisar que existe algo acima da nossa compreensão, um mistério talvez insondável, todavia, nada sobrenatural, porque este não existe, o próprio nome peca contra a realidade porque até pensamento tem átomos, donde concluo que tudo é natural.

Anibal Werneck de Freitas.

2 comentários:

  1. Prezado Aníbal, Deus é uma invenção humana, isso é claro, basta colocar um pouco de boa vontade ao olhar o mundo. Mas é também um sentimento e leva consigo a cegueira do amor. Se a arte existe porque a vida não é suficiente, talvez, as religiões, também sejam uma forma de arte. É uma tentativa de explicação e também de apaziguamento do sofrimento que a consciência de nossa própria existência nos trouxe. A humildade diante da imensidão do mundo e seus mistérios é a forma mais coerente para não nos tornarmos guerreiros do nada para o nada em nome do nada. Fiquemos com um poema do saudoso poeta Torquato Neto:

    COGITO

    eu sou como eu sou
    pronome
    pessoal intransferível
    do homem que iniciei
    na medida do impossível
    eu sou como eu sou
    agora
    sem grandes segredos dantes
    sem novos secretos dentes
    nesta hora
    eu sou como eu sou
    presente
    desferrolhado indecente
    feito um pedaço de mim
    eu sou como eu sou
    vidente
    e vivo tranquilamente
    todas as horas do fim.

    Um grande abraço de seu sempre Alaor Tristante Júnior.

    ResponderExcluir
  2. Alaor,
    tudo aquilo que nos foge à dimensão existencial é arte, como você disse muito bem, As religiões, também sejam uma forma de arte, Seus poemas são como orações que iluminam o meu caminho, donde me sinto privilegiado, e, eu, que não creio, oro sempre através do seu blog, aliás, até porque o ato de rezar não é propriedade só de religioso, grato pelo comentário enriquecedor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

ESTAMOS SOZINHOS?