segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PEPE MUJICA, EL VIEJO TUPAMARO


Não sei porque razão, mas eu sempre tive um carinho especial pelo Uruguai, talvez pelo fato de ser um país pequeno, exprimido por dois gigantes, Brasil e Argentina, mas erigido por uma gente corajosa que está sempre enfrentando seus problemas de peito aberto, talvez, também, pelo fato de ser um povo que tem os pés no chão e apresenta um índice de ateísmo muito mais elevado que os seus vizinhos.

Não necessariamente pelo fato de eu ser ateu, mas o que me levou a criar este blog foi o que li a respeito do seu atual Presidente, Pepe Mujica, El Viejo Tupamaro, na revista Piauí, um homem simples, que, do salário de 25 mil reais, doa 90% e despacha de uma chácara, cuja casa é forrada de zinco e tem como veículo, um fusca azul de 1987, confesso, depois disso, minha admiração aumentou ainda mais pelos uruguaios.

Portanto, um país que merece um blog, e pensar que já foi Província Cisplatina do meu país no tempo de D. João VI, o que na realidade nunca foi, a não ser pra inglês ver. Nossa elite sempre trouxe o povo brasileiro na mais pura ignorância, na ocasião da anexação do Uruguai ao Brasil ao mando de Carlota, pra vingar a invasão de Napoleão na sua terra natal Espanha, o povo do Rio de Janeiro achava que a capital Montevidéu, era apenas um Monte do Vidéu, um absurdo.
  Não sei porque razão, mas eu sempre tive um carinho especial pelo Uruguai, talvez pelo fato de ser um país pequeno, exprimido por dois gigantes, Brasil e Argentina, mas erigido por uma gente corajosa que está sempre enfrentando seus problemas de peito aberto, talvez, também, pelo fato de ser um povo que tem os pés no chão e apresenta um índice de ateísmo muito mais elevado que os seus vizinhos. Não necessariamente pelo fato de eu ser ateu, mas o que me levou a criar este blog foi o que li a respeito do seu atual Presidente, Pepe Mujica, El Viejo Tupamaro, na revista Piauí, um homem simples, que, do salário de 25 mil reais, doa 90% e despacha de uma chácara, cuja casa é forrada de zinco e tem como veículo, um fusca azul de 1987, confesso, depois disso, minha admiração aumentou ainda mais pelos uruguaios. Portanto, um país que merece um blog, e pensar que já foi Província Cisplatina do meu país no tempo de D. João VI, o que na realidade nunca foi, a não ser pra inglês ver. Nossa elite sempre trouxe o povo brasileiro na mais pura ignorância, na ocasião da anexação do Uruguai ao Brasil ao mando de Carlota, pra vingar a invasão de Napoleão na sua terra natal Espanha, o povo do Rio de Janeiro achava que a capital Montevidéu, era apenas um Monte do Vidéu, um absurdo.

Anibal Werneck de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?