sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A BÍBLIA DO ATEU





A palavra religião vem do Latim, ‘religare’, ou seja aquilo que liga o homem ao divino, pois bem, o ateu, também, pode ter o seu ‘religare’ com o Mistério, aquilo que não temos como entender e muito menos saber se existe realmente, vivemos num mundo onde não temos como afirmar se só existe ele, digo, este mundo de átomos, quem somos nós para tanto, sendo assim, nada mais justo que levantar um altar ao Mistério, não no sentido de adorar este Mistério e sim, de respeitá-lo, afinal de contas somos simples mortais que até hoje ainda não conseguiram responder as três perguntas, De onde viemos, O que estamos fazendo aqui, e, Para onde vamos.
Acredito que a vida sem cerimônia torna-se muito chata e vazia, portanto, reverenciar o lado misterioso da vida não nos custa nada, acho até mais sensato do que a ideia de aproveitar da religião alheia para curtir seus rituais cheios de dogmas, uma vez que nós ateus não acreditamos neles, seria até incoerente, estou dizendo isso porque estou lendo o livro, Religião para ateus, onde o autor Alain de Botton aconselha os incrédulos a participar de cultos religiosos no sentido de se confraternizar, pelo menos, com os fieis, sejam eles, cristãos, muçulmanos, ou de qualquer outro credo. Confesso que discordo um pouco com ele, porque podemos ter uma religião ateísta, por exemplo, não existe Deus no Budismo, está aí uma boa opção
Somos um país laico e deste modo podemos fundar uma religião para ateus com direito a cultos cerimoniosos, inclusive, até com Bíblia e tudo, onde os profetas certamente serão substituídos pelos filósofos. 

Anibal Werneck de Freitas.

2 comentários:

  1. Prezado Aníbal, não concordo com esse negócio de religião para ateus. Não conte com minha presença. Não vou cometer os mesmos erros dos crentes. Meu tempo é o tempo presente e único. Vejamos um soneto meu:

    SONETO DO ESQUECIMENTO

    Vivo num eterno passatempo
    como quem curte ser esquecido
    e aprendeu ludibriar o tempo
    e dele passar despercebido.

    Sou à-toa e ateu daquele tipo
    que já enterrou a identidade
    e não aceita o tesão precípuo
    dos que procuram felicidade.

    Sou detalhe no livro da vida
    e no palco da sina fingida
    passo os meus dias no rodapé.

    Bem-aventurados os sem fé
    porque eles nunca serão lembrados
    para o castigo nem para o agrado.

    Alaor Tristante Júnior

    Um grande abraço de seu sempre Alaor Tristante Júnior.

    ResponderExcluir
  2. Alaor,
    Entendo o seu ponto de vista, mas há de convir que nós ateus, também somos crentes de que nunca seremos chamados à Ceia do Senhor, justamente pelo fato de não acreditarmos nela, a crença é como a ideologia, ou seja, a não-ideologia é na verdade uma ideologia, também, o mesmo acontece com a crença, percebeu aonde eu quero chegar?, pense mais um pouco e verá que tudo não passa de uma Mandala.
    Um abraço,
    Anibal

    ResponderExcluir

ESTAMOS SOZINHOS?