domingo, 28 de outubro de 2012

SOMOS QUASE ROBÔS

somos na verdade corpo e mente, nada além disso, somos matéria.  o pensamento, por exemplo, é matéria, do contrário, o cérebro não o reconheceria, ou melhor, não se conectava a ele.  pois bem, se o pensamento manifesta através do cérebro e, este cérebro, por sua vez, está ligado ao corpo, consequentemente, ele sofrerá influência direta da hereditariedade, que ditará suas ordens, tirando assim a nossa autonomia, seremos portanto quase robôs de carne e osso, sofremos assim a ditadura da ancestralidade, nossos atos não serão na maioria voluntários, seremos, praticamente,  réplicas dos nossos avós.
sendo assim, você então me questionará, se a coisa funciona deste jeito, nós ainda estaríamos na idade da pedra e no entanto evoluímos.  é verdade, mas acontece que a evolução é um dispositivo impregnado no dna do homem desde quando ele tomou consciência existencial, tanto assim que, a partir daí ele começou a usar suas mãos para fabricar objetos úteis à sua sobrevivência, daí pra frente, não parou mais.  deste modo, tudo aquilo que o homem inventa já está predeterminado pra ser inventado, digamos então, que o homem descobre, não inventa.  um compositor quando faz uma música, ele apenas age como instrumento para realizar a obra, porque esta já estava pronta. na verdade, a natureza nos criou para sermos instrumentos dela na confecção de coisas que ela não tem como realizar por si mesma, tanto assim que lhe pergunto, você já viu uma árvore dando automóveis. isto nos leva a crer que até a natureza tem os seus limites, e assim ela nos usa como instrumentos.
raciocinando desta maneira, chegamos à conclusão de que não temos nenhum mérito, pois tudo já está traçado, somos praticamente marionetes, assim, tudo se torna sem graça.  realmente, à primeira vista parece ser isso mesmo, no entanto, se formos levar em conta o existir, ter consciência de ser, coisa que muitos não conseguem, podemos dizer que somos privilegiados, isto sem levar em conta o fato de estarmos contribuindo para com a evolução do universo, o que é tudo pra mim.  se pensássemos desta forma seríamos mais felizes, o que atrapalha tudo isso é o individualismo que num determinado momento surgiu no nosso antepassado, nessa hora, acredito que nem tudo está sob controle, o que justifica a ideia de que somos quase robôs.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?