sábado, 3 de dezembro de 2011

APROVEITE O INSTANTE


nós, ocidentais pensamos totalmente diferente dos orientais, nossa maneira de pensar é centrífuga, ou seja, tudo que existe parece convergir em nossa direção, enquanto que os do outro lado do planeta se colocam apenas como resultado do universo, o antropólogo lévi strauss quando visitou o japão percebeu nos japoneses esta diferença, eles existem para o mundo e não o mundo para eles, olhando bem, verifico que estão certos [os orientais], a vida,  o mundo , a natureza, [deus para os que acreditam], tudo é totalmente indiferente à minha pessoa,  tanto faz eu existir ou não, eu me sinto apenas um resultado, nossa maneira de ver o universo é simplesmente egoísta, não somos nada, vivemos num planetinha  perdido na imensidão do espaço sideral, se uma guerra nuclear eclodir, deixaremos de existir num piscar de olhos e o mundo continuará tranquilo com a sua indiferença de sempre, a coisa é tão clara, só não enxerga quem não quer, veja bem, a lua, que poderia ser uma tábua de salvação, é um satélite natural completamente sem vida, mais uma prova de que as coisas vão acontecendo à revelia, não existe um controle de nada, as árvores produzem frutos em quantidades astronômicas que não temos nem tempo de consumi-los, é um desperdício constante, enquanto outras não produzem nada, nada está predestinado, ou melhor, estruturado para acontecer, a lei principal é o acontecer, seja lá o que for, tudo está em movimento, evoluindo para o bem e para o mal, nada direcionado a um fim último, o mundo nunca deixará de existir, não tem como, ele é o instante, a única coisa que podemos fazer é aproveitá-lo o máximo, se tivermos condições para isso, porque o nosso instante um dia passará e aí não seremos mais.

anibal werneck de freitas.

4 comentários:

  1. E não precisa achar que é verdade ou mentira pois independente de mim e de quem tá lendo isso aqui agora tudo vai do jeito que vai mas não esqueçamos quee u também posso falar só ATÉ AQUI.

    ResponderExcluir
  2. O Universo não tem tempo nem espaço, isto é um conceito humano criado pelos gênio da física, mas se pensarmos em relação ao universo sem o homem é assim.

    ResponderExcluir
  3. Marco, claro e evidente, a vontade é a verdade máxima[Schopenhauer]pelo menos, uma grande coisa, em meio à indiferença do mundo, mostrando-nos que vale a pena existir.

    ResponderExcluir
  4. Willian, a inteligência cônscia sempre existiu no universo [minha crença], por isso não podemos pensar como terráqueos, ela está em tudo, sob infinitas formas, sempre achamos que o Homem é o único possuidor desta inteligência [conceito errôneo], o homem é apenas uma de suas infinitas formas, portanto, sob este ponto de vista, o conceito tempo e espaço sempre existiu.

    ResponderExcluir

Momentos crepusculares