quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O MUNDO É O PRÓPRIO EU

o solipsismo é a ideia de que o mundo é governado por um único eu, e, que além de nós só existem as nossas experiências, ou seja, o mundo ao redor é apenas um esboço virtual do que imaginamos, bertrand russel ridiculariza esta ideia falando a respeito da mulher que se dizia solipsista, estando assim, espantada por não existirem pessoas como ela, inteligente posição de russel, embora acho esta filosofia [solipsista] interessante, digo isso porque intuitivamente acho que o mundo é o próprio eu, tão real quanto uma pedrada na cabeça, realmente, o solipsismo é o instante presente, é uma sensibilidade única, tanto assim que o solipsismo cartesiano tem sido questionado ultimamente na famosa frase, penso, logo existo, porque o animal não pensa e sente a natureza ao seu redor, a sentença correta seria, sinto, logo existo, isso porque tudo ao nosso redor não é produto da nossa mente, deste modo, somos na verdade o eu se manifestando, consciente e inconscientemente, a morte física significa, neste caso, um portal para uma outra manifestação individual do eu [não confundir com reencarnação] e, deste modo, na minha opinião, o mundo sempre foi assim, o universo é infinito e está constantemente se renovando, se evoluindo, ora consciente, ora inconscientemente como já disse anteriormente, dentro do meu ceticismo, confesso que esta ideia de um eu absoluto me faz refletir com muita seriedade.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?