quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A METAFÍSICA ATEIA


a metafísica serve para fazer o homem raciocinar além da razão. de qualquer forma, ela nos serve para buscar algo além do nosso cotidiano, pensando bem, nosso cérebro é grandioso demais para se prender às coisas que tocamos. o homem sente necessidade de ver o invisível, tocar no intocável, buscar o imbuscável, não há nada de anormal nisso. agora, daí, acreditar que seja uma verdade, já me preocupa porque não temos como provar. são especulações, ninguém tem o direito de obrigar as pessoas a acreditar no irreal, é um abuso, e, infelizmente, as religiões têm este grande defeito, que considero uma subestimação à inteligência do próximo.
acho interessante o trabalho dos teólogos, e mais interessante a humildade de muitos deles expor seus conceitos sem obrigar as a acreditar neles, o respeito neste caso é mais importante. hoje por exemplo, os teólogos andam discutindo muito se cristo foi homem ou deus. o papa bento xvi, com toda razão, anda preocupado com isso devido ao medo de surgir uma teologia ateia, coisa que não interessa nem um pouquinho à igreja. neste site que estou experimentando, fiz, eu mesmo, um comentário sobre esta questão que envolve um jesus do alto e outro de baixo.
bem pelo visto, nosso site vai tratar de assuntos relevantes as questões ateológicas, porque sou ateu, existencialista e concordo com sartre quando disse, entre o ser e o não-ser existe o nada, o primeiro é a representatividade e o segundo a consciência, o primeiro é o corpo e o segundo é a alma, quando o primeiro deixa de existir, a distância se transforma em nada.

aníbal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTAMOS SOZINHOS?